OS REFLEXOS DA TECNOLOGIA NA SALA DE AULA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110252 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1965 "inscrito_id" => 1847 "titulo" => "OS REFLEXOS DA TECNOLOGIA NA SALA DE AULA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?" "resumo" => "A tecnologia sempre esteve presente no desenvolvimento do ser humano desde a pré-história até os dias atuais com os variados tipos de aparelhos eletrônicos, atualmente estando cada vez mais presente no cotidiano familiar por meio de celulares, televisões e tablets. Muitos estudos afirmam que os usos desses aparelhos causam impactos positivos, quando se faz de forma moderada e com fins pedagógicos. Dessa forma, podem contribuir com o desenvolvimento cognitivo da criança. Porém quando se tem o uso excessivo pode gerar efeitos negativos no ambiente escolar acarretando problemas relacionados ao processo de aprendizagem da criança. O presente artigo analisa os impactos da tecnologia no meio familiar e escolar e identificar como isso afeta o desenvolvimento de aprendizagem da criança pela percepção dos professores. O tipo de pesquisa é de campo, com uma abordagem qualitativa, tendo como sujeito de pesquisa os professores da educação infantil e os alunos de uma escola da rede municipal de Imperatriz MA. Para fundamentar teoricamente o trabalho utilizamos as obras de MORAN, José Manuel (2000); OLIVEIRA, Dalila Andrade de (2020) e MOREIRA, João Flávio de Castro. Temos por base que por meio deste estudo pode-se chegar à conclusão de como o impacto da tecnologia dentro dos lares refletem diretamente nas salas de aulas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1847_TB1965_28102024211649.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICKAELLY AGUIAR DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "MICKAELLY" "autor_email" => "mickaellyaguiar93@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110252 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1965 "inscrito_id" => 1847 "titulo" => "OS REFLEXOS DA TECNOLOGIA NA SALA DE AULA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?" "resumo" => "A tecnologia sempre esteve presente no desenvolvimento do ser humano desde a pré-história até os dias atuais com os variados tipos de aparelhos eletrônicos, atualmente estando cada vez mais presente no cotidiano familiar por meio de celulares, televisões e tablets. Muitos estudos afirmam que os usos desses aparelhos causam impactos positivos, quando se faz de forma moderada e com fins pedagógicos. Dessa forma, podem contribuir com o desenvolvimento cognitivo da criança. Porém quando se tem o uso excessivo pode gerar efeitos negativos no ambiente escolar acarretando problemas relacionados ao processo de aprendizagem da criança. O presente artigo analisa os impactos da tecnologia no meio familiar e escolar e identificar como isso afeta o desenvolvimento de aprendizagem da criança pela percepção dos professores. O tipo de pesquisa é de campo, com uma abordagem qualitativa, tendo como sujeito de pesquisa os professores da educação infantil e os alunos de uma escola da rede municipal de Imperatriz MA. Para fundamentar teoricamente o trabalho utilizamos as obras de MORAN, José Manuel (2000); OLIVEIRA, Dalila Andrade de (2020) e MOREIRA, João Flávio de Castro. Temos por base que por meio deste estudo pode-se chegar à conclusão de como o impacto da tecnologia dentro dos lares refletem diretamente nas salas de aulas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1847_TB1965_28102024211649.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICKAELLY AGUIAR DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "MICKAELLY" "autor_email" => "mickaellyaguiar93@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }