A INTERDISCIPLINARIDADE DA LITERATURA DE CORDEL COM O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS)
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112559 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5240 "inscrito_id" => 12967 "titulo" => "A INTERDISCIPLINARIDADE DA LITERATURA DE CORDEL COM O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS)" "resumo" => "Este estudo investigou o uso da literatura de cordel em três escolas no município de Corrente, Piauí, com a participação de professores de Geografia do Ensino Fundamental (anos finais) de redes municipal, privada e estadual. O interesse por essa pesquisa surgiu durante a elaboração de um projeto de leitura intediciplinar a Geografia, quando, na condição de poeta cordelista e professor contratado, utilizei satisfatoriamente o gênero literário em salas de aula. O objetivo principal deste trabalho é ressaltar a importância da literatura de cordel e analisar se ela está sendo integrada interdisciplinarmente nos processos de ensino nas escolas de Corrente, além de examinar suas possíveis contribuições para a formação dos alunos. Os objetivos específicos incluem destacar a interdisciplinaridade da literatura de cordel, pesquisar as práticas escolares em relação a esse gênero e avaliar a presença do cordel no Currículo do Piauí no Ensino Fundamental (anos finais). Utilizando uma abordagem qualitativa, foram feitas análises documentais e pesquisa de campo com entrevistas, além de revisão bibliográfica sobre o tema em tela. A pesquisa conclui que a literatura de cordel desempenha um papel fundamental como ferramenta educacional interdisciplinar, consoante ao ensino de Geografia. Através dos versos, xilogravuras e histórias dos cordéis, os estudantes podem absorver conhecimentos geográficos enquanto exploram aspectos culturais, sociais e históricos do Brasil. A pesquisa envolveu entrevistas com professores de Geografia, que reconhecem o valor cultural do cordel, mas destacam desafios como a falta de recursos e capacitação. A literatura de cordel, com suas raízes nordestina, pode enriquecer a educação ao incorporar em outras disciplinas, como geografia, ao oferecer uma visão integrada do conhecimento e proporciona uma educação mais abrangente e contextualizada. No entanto, a pesquisa evidencia a necessidade de maior visibilidade e apoio ao cordel no contexto educacional para preservar essa rica tradição cultural." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12967_TB5240_30092024181155.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL ALVES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "GABRIEL ALVES" "autor_email" => "galvesdesouza12@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112559 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5240 "inscrito_id" => 12967 "titulo" => "A INTERDISCIPLINARIDADE DA LITERATURA DE CORDEL COM O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS)" "resumo" => "Este estudo investigou o uso da literatura de cordel em três escolas no município de Corrente, Piauí, com a participação de professores de Geografia do Ensino Fundamental (anos finais) de redes municipal, privada e estadual. O interesse por essa pesquisa surgiu durante a elaboração de um projeto de leitura intediciplinar a Geografia, quando, na condição de poeta cordelista e professor contratado, utilizei satisfatoriamente o gênero literário em salas de aula. O objetivo principal deste trabalho é ressaltar a importância da literatura de cordel e analisar se ela está sendo integrada interdisciplinarmente nos processos de ensino nas escolas de Corrente, além de examinar suas possíveis contribuições para a formação dos alunos. Os objetivos específicos incluem destacar a interdisciplinaridade da literatura de cordel, pesquisar as práticas escolares em relação a esse gênero e avaliar a presença do cordel no Currículo do Piauí no Ensino Fundamental (anos finais). Utilizando uma abordagem qualitativa, foram feitas análises documentais e pesquisa de campo com entrevistas, além de revisão bibliográfica sobre o tema em tela. A pesquisa conclui que a literatura de cordel desempenha um papel fundamental como ferramenta educacional interdisciplinar, consoante ao ensino de Geografia. Através dos versos, xilogravuras e histórias dos cordéis, os estudantes podem absorver conhecimentos geográficos enquanto exploram aspectos culturais, sociais e históricos do Brasil. A pesquisa envolveu entrevistas com professores de Geografia, que reconhecem o valor cultural do cordel, mas destacam desafios como a falta de recursos e capacitação. A literatura de cordel, com suas raízes nordestina, pode enriquecer a educação ao incorporar em outras disciplinas, como geografia, ao oferecer uma visão integrada do conhecimento e proporciona uma educação mais abrangente e contextualizada. No entanto, a pesquisa evidencia a necessidade de maior visibilidade e apoio ao cordel no contexto educacional para preservar essa rica tradição cultural." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12967_TB5240_30092024181155.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL ALVES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "GABRIEL ALVES" "autor_email" => "galvesdesouza12@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }