Este estudo investigou o uso da literatura de cordel em três escolas no município de Corrente, Piauí, com a participação de professores de Geografia do Ensino Fundamental (anos finais) de redes municipal, privada e estadual. O interesse por essa pesquisa surgiu durante a elaboração de um projeto de leitura intediciplinar a Geografia, quando, na condição de poeta cordelista e professor contratado, utilizei satisfatoriamente o gênero literário em salas de aula. O objetivo principal deste trabalho é ressaltar a importância da literatura de cordel e analisar se ela está sendo integrada interdisciplinarmente nos processos de ensino nas escolas de Corrente, além de examinar suas possíveis contribuições para a formação dos alunos. Os objetivos específicos incluem destacar a interdisciplinaridade da literatura de cordel, pesquisar as práticas escolares em relação a esse gênero e avaliar a presença do cordel no Currículo do Piauí no Ensino Fundamental (anos finais). Utilizando uma abordagem qualitativa, foram feitas análises documentais e pesquisa de campo com entrevistas, além de revisão bibliográfica sobre o tema em tela. A pesquisa conclui que a literatura de cordel desempenha um papel fundamental como ferramenta educacional interdisciplinar, consoante ao ensino de Geografia. Através dos versos, xilogravuras e histórias dos cordéis, os estudantes podem absorver conhecimentos geográficos enquanto exploram aspectos culturais, sociais e históricos do Brasil. A pesquisa envolveu entrevistas com professores de Geografia, que reconhecem o valor cultural do cordel, mas destacam desafios como a falta de recursos e capacitação. A literatura de cordel, com suas raízes nordestina, pode enriquecer a educação ao incorporar em outras disciplinas, como geografia, ao oferecer uma visão integrada do conhecimento e proporciona uma educação mais abrangente e contextualizada. No entanto, a pesquisa evidencia a necessidade de maior visibilidade e apoio ao cordel no contexto educacional para preservar essa rica tradição cultural.