REINVENTANDO ESPAÇOS: JARDINS EM ÁREAS SUBAPROVEITADAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113072 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5974 "inscrito_id" => 6206 "titulo" => "REINVENTANDO ESPAÇOS: JARDINS EM ÁREAS SUBAPROVEITADAS" "resumo" => "A urbanização crescente e a escassez de espaços verdes nas cidades têm levado a uma nova tendência: a transformação de áreas subaproveitadas em jardins vibrantes e funcionais. Esta abordagem não apenas revitaliza locais negligenciados, mas também promove benefícios ambientais, sociais e estéticos. Neste artigo, exploramos como jardins em áreas subaproveitadas estão transformando paisagens urbanas e melhorando a qualidade de vida da população. O projeto em andamento tem por objetivo melhorar o ambiente escolar , utilizando as áreas sem uso da escola e as deixando mais conectadas com a natureza e assim melhorar o bem-estar, a saúde e conforto dos alunos Esse trabalho está sendo executado pelo grupo de pesquisa Júnior DomTec , vinculado ao Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte, da linha botica, O primeiro passo para a transformação é o mapeamento dessas áreas. Estamos estudando os melhores tipos de plantas para vários tipos de solo, clima, e tempo de germinação para que todos os alunos acompanhe o crescimento de cada planta. Estamos trabalhando em germinação de: ipê-amarelo, Amora, Pitaia, Cacau, Pitanga e outras para replantarmos na no jardim que esta sendo criado na frente da escola para que além de melhorar a entrada e a deixá-la mais convidativa também tenhamos árvores frutíferas. Estamos tendo respostas positivas com ipê-amarelo, realizamos a quebra de dormência da semente e partimos para a etapa da plantio. Isso contribui muito para reconectarmos com a natureza tanto para os integrantes quanto alunos fora da área de pesquisa. A transformação de áreas subaproveitadas em jardins é uma poderosa estratégia para revitalizar cidades, promovendo benefícios ambientais, sociais e econômicos. Esses projetos demonstram como a criatividade e a colaboração podem converter espaços negligenciados em oásis urbanos, melhorando a qualidade de vida e criando cidades mais sustentáveis e resilientes. Ao reinventar esses espaços, estamos plantando as sementes para um futuro urbano mais verde e vibrante." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID6206_TB5974_23052024231239.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAÍS SANTOS SAMPAIO" "autor_nome_curto" => "TAÍS SAMPAIO" "autor_email" => "tais.parker@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113072 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5974 "inscrito_id" => 6206 "titulo" => "REINVENTANDO ESPAÇOS: JARDINS EM ÁREAS SUBAPROVEITADAS" "resumo" => "A urbanização crescente e a escassez de espaços verdes nas cidades têm levado a uma nova tendência: a transformação de áreas subaproveitadas em jardins vibrantes e funcionais. Esta abordagem não apenas revitaliza locais negligenciados, mas também promove benefícios ambientais, sociais e estéticos. Neste artigo, exploramos como jardins em áreas subaproveitadas estão transformando paisagens urbanas e melhorando a qualidade de vida da população. O projeto em andamento tem por objetivo melhorar o ambiente escolar , utilizando as áreas sem uso da escola e as deixando mais conectadas com a natureza e assim melhorar o bem-estar, a saúde e conforto dos alunos Esse trabalho está sendo executado pelo grupo de pesquisa Júnior DomTec , vinculado ao Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte, da linha botica, O primeiro passo para a transformação é o mapeamento dessas áreas. Estamos estudando os melhores tipos de plantas para vários tipos de solo, clima, e tempo de germinação para que todos os alunos acompanhe o crescimento de cada planta. Estamos trabalhando em germinação de: ipê-amarelo, Amora, Pitaia, Cacau, Pitanga e outras para replantarmos na no jardim que esta sendo criado na frente da escola para que além de melhorar a entrada e a deixá-la mais convidativa também tenhamos árvores frutíferas. Estamos tendo respostas positivas com ipê-amarelo, realizamos a quebra de dormência da semente e partimos para a etapa da plantio. Isso contribui muito para reconectarmos com a natureza tanto para os integrantes quanto alunos fora da área de pesquisa. A transformação de áreas subaproveitadas em jardins é uma poderosa estratégia para revitalizar cidades, promovendo benefícios ambientais, sociais e econômicos. Esses projetos demonstram como a criatividade e a colaboração podem converter espaços negligenciados em oásis urbanos, melhorando a qualidade de vida e criando cidades mais sustentáveis e resilientes. Ao reinventar esses espaços, estamos plantando as sementes para um futuro urbano mais verde e vibrante." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID6206_TB5974_23052024231239.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAÍS SANTOS SAMPAIO" "autor_nome_curto" => "TAÍS SAMPAIO" "autor_email" => "tais.parker@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }