ARTISTANDO COM PRÁTICAS SOMÁTICAS E DANÇA CONTEMPORÂNEA NA INFÂNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112052 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4529 "inscrito_id" => 9417 "titulo" => "ARTISTANDO COM PRÁTICAS SOMÁTICAS E DANÇA CONTEMPORÂNEA NA INFÂNCIA" "resumo" => "Este artigo propõe uma investigação sobre a integração das práticas somáticas, dialogando com a dança contemporânea como uma proposta artístico-pedagógica para se trabalhar com crianças. O referencial teórico-metodológico utilizado baseou-se nos princípios das práticas somáticas, que enfatizam o diálogo sensório-motor-cognitivo entre corpo e mente e a escuta do corpo. Objetivou-se criar situações artístico - pedagógicas que dialoguem com os saberes infantis no campo da Arte/Dança e práticas somáticas preservando a espontaneidade da criança. A pesquisa foi realizada em um contexto educacional, com estudantes do curso de Licenciatura em Artes Visuais do IFCE, Campus Fortaleza, utilizando propostas lúdicas como: interações corporais para o ensino com crianças, unindo dança e práticas somáticas. Para tanto utilizaremos as/os seguintes autores: Isabel Marques , Jussara Miller e Jorge Larrosa. Os principais achados indicaram que a integração proporcionou uma experiência de aprendizagem significativa, que possibilitou o desenvolvimento da consciência corporal, expressão criativa e da capacidade de reflexão crítica. Esses resultados sugerem que tal abordagem pode contribuir para uma educação mais holística e emancipatória, pensando principalmente nas infâncias e na capacitação de licenciandas/os. Compreende-se que abordagens como essa promovem o desenvolvimento estético - cognitivo das crianças, além de estimular a criatividade e a autonomia, potencializando a espontaneidade das crianças e a expressão artística de maneira que possam experienciar vivências enriquecedoras. Visou-se, nessa perspectiva, romper com as práticas mecânicas na Educação Infantil que isolam as crianças entre as quatro paredes das salas de aula com finalidades exclusivamente conteudistas. Explorou-se, nessa experiência do viés da soma, o corpo em movimento e ainda o corpo em relação ao espaço, tempo e às sensações que o outro e os outros podem nos provocar e, consequentemente, a relação com todos os outros elementos da cena, numa colheita de vivências e momentos cênicos em constante escolha." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9417_TB4529_17102024194558.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA FORTE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "PAULA FORTE" "autor_email" => "anapaulafortedossantos@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112052 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4529 "inscrito_id" => 9417 "titulo" => "ARTISTANDO COM PRÁTICAS SOMÁTICAS E DANÇA CONTEMPORÂNEA NA INFÂNCIA" "resumo" => "Este artigo propõe uma investigação sobre a integração das práticas somáticas, dialogando com a dança contemporânea como uma proposta artístico-pedagógica para se trabalhar com crianças. O referencial teórico-metodológico utilizado baseou-se nos princípios das práticas somáticas, que enfatizam o diálogo sensório-motor-cognitivo entre corpo e mente e a escuta do corpo. Objetivou-se criar situações artístico - pedagógicas que dialoguem com os saberes infantis no campo da Arte/Dança e práticas somáticas preservando a espontaneidade da criança. A pesquisa foi realizada em um contexto educacional, com estudantes do curso de Licenciatura em Artes Visuais do IFCE, Campus Fortaleza, utilizando propostas lúdicas como: interações corporais para o ensino com crianças, unindo dança e práticas somáticas. Para tanto utilizaremos as/os seguintes autores: Isabel Marques , Jussara Miller e Jorge Larrosa. Os principais achados indicaram que a integração proporcionou uma experiência de aprendizagem significativa, que possibilitou o desenvolvimento da consciência corporal, expressão criativa e da capacidade de reflexão crítica. Esses resultados sugerem que tal abordagem pode contribuir para uma educação mais holística e emancipatória, pensando principalmente nas infâncias e na capacitação de licenciandas/os. Compreende-se que abordagens como essa promovem o desenvolvimento estético - cognitivo das crianças, além de estimular a criatividade e a autonomia, potencializando a espontaneidade das crianças e a expressão artística de maneira que possam experienciar vivências enriquecedoras. Visou-se, nessa perspectiva, romper com as práticas mecânicas na Educação Infantil que isolam as crianças entre as quatro paredes das salas de aula com finalidades exclusivamente conteudistas. Explorou-se, nessa experiência do viés da soma, o corpo em movimento e ainda o corpo em relação ao espaço, tempo e às sensações que o outro e os outros podem nos provocar e, consequentemente, a relação com todos os outros elementos da cena, numa colheita de vivências e momentos cênicos em constante escolha." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9417_TB4529_17102024194558.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA FORTE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "PAULA FORTE" "autor_email" => "anapaulafortedossantos@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }