O cenário do mercado de trabalho contemporâneo exige do jovem cada vez mais conhecimento e agilidade no domínio no que se refere ao uso das tecnologias presentes em empresas de diferentes segmentos inseridas na Indústria 4.0. Nesta perspectiva, é possível refletir sobre como o incentivo ao uso de redes sociais profissionais pode ser uma alavanca para auxiliar na formação e preparação deste futuro trabalhador para além das teorias aplicadas em seus cursos de qualificação. É neste momento que a ferramenta LinkedIn apresenta-se como uma interessante opção para os alunos criarem e manterem um perfil atualizado, onde destacam suas habilidades, formações, experiências e realizações. Ela ainda oferece uma vasta gama de recursos educacionais através ada área conhecida como LinkedIn Learning, onde os alunos podem acessar cursos on-line sobre diversos temas relevantes para suas áreas de interesse. Isso complementa a educação profissionalizante e ajuda na aquisição de novas habilidades. A construção da aprendizagem efetiva permanece num processo investigativo instigante para os que creem no processo transformador da educação. A necessidade de subsidiar o despertar de tais conhecimentos para este público inserido na educação profissional, se faz relevante, pois com a competitividade do mercado de trabalho atual, aqueles que recebem mais destaques perante o domínio das ferramentas disponíveis obterão retornos mais promissores e satisfatórios aos olhos do mundo corporativo. Assim, os cursos de qualificação na área de Gestão ofertados pelas instituições de Valença -RJ, buscam alternativas de práticas pedagógicas que voltem não só para teoria e prática das atividades pertinentes aos cursos em que o aluno está matriculado, mas um despertar para a importância de estabelecimento de relacionamentos com profissionais experientes para construção de carreira. A busca por fundamentação teórica encontra-se em Paulo Freire; Antonio Novoa; estudos de Gulati, S., & Khera, S. N.