O INGRESSO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO CAMPUS SANTOS DUMONT DO IF SUDESTE MG: ENTRE POSSIBILIDADES E REALIDADE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112513 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5175 "inscrito_id" => 15416 "titulo" => "O INGRESSO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO CAMPUS SANTOS DUMONT DO IF SUDESTE MG: ENTRE POSSIBILIDADES E REALIDADE" "resumo" => "Os Institutos Federais, desde sua criação, vêm se constituindo como uma instituição plural, no que diz respeito à oferta de cursos, modalidades e níveis de ensino, em diversos espaços do território nacional. Destaca-se que, para além da sua significativa distribuição territorial, os Institutos Federais também cumprem um papel de função social, uma vez que, se considerado o curso das condições históricas em que a educação profissional se desenvolve no Brasil, esta se mostra como a primeira iniciativa de se propor a educação profissional como um projeto societário de inclusão social e de emancipação dos sujeitos, de forma a buscar a superação da dualidade estrutural presente até então na educação brasileira. Entretanto, embora os Institutos Federais tenham índices bastante significativos quando analisados em razão do ingresso, permanência e êxito, inclusive se observados aos que se referem exclusivamente ao ensino técnico integrado ao Ensino Médio, nota-se que quando se volta o olhar para a análise desses dados em função dos estudantes público da Educação Especial, vemos que a instituição ainda carece de dados sistematizados e consolidados referentes à essa temática e que “os IFs, de modo geral, dispõem de dados pouco organizados sobre os estudantes público alvo da EE” (OLIVEIRA, 2021 p.1). Diante disso, o objetivo deste trabalho é fazer uma análise da disponibilidade de vagas ofertadas para o público da EE e de sua efetiva ocupação por meio das matrículas desses estudantes no Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, buscando compreender como tem sido o processo de ingresso dos estudantes com deficiência na instituição." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15416_TB5175_22102024161448.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA MORAIS GOMES" "autor_nome_curto" => "PATRICIA MORAIS" "autor_email" => "patricia.gomes@ifsudestemg.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112513 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5175 "inscrito_id" => 15416 "titulo" => "O INGRESSO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO CAMPUS SANTOS DUMONT DO IF SUDESTE MG: ENTRE POSSIBILIDADES E REALIDADE" "resumo" => "Os Institutos Federais, desde sua criação, vêm se constituindo como uma instituição plural, no que diz respeito à oferta de cursos, modalidades e níveis de ensino, em diversos espaços do território nacional. Destaca-se que, para além da sua significativa distribuição territorial, os Institutos Federais também cumprem um papel de função social, uma vez que, se considerado o curso das condições históricas em que a educação profissional se desenvolve no Brasil, esta se mostra como a primeira iniciativa de se propor a educação profissional como um projeto societário de inclusão social e de emancipação dos sujeitos, de forma a buscar a superação da dualidade estrutural presente até então na educação brasileira. Entretanto, embora os Institutos Federais tenham índices bastante significativos quando analisados em razão do ingresso, permanência e êxito, inclusive se observados aos que se referem exclusivamente ao ensino técnico integrado ao Ensino Médio, nota-se que quando se volta o olhar para a análise desses dados em função dos estudantes público da Educação Especial, vemos que a instituição ainda carece de dados sistematizados e consolidados referentes à essa temática e que “os IFs, de modo geral, dispõem de dados pouco organizados sobre os estudantes público alvo da EE” (OLIVEIRA, 2021 p.1). Diante disso, o objetivo deste trabalho é fazer uma análise da disponibilidade de vagas ofertadas para o público da EE e de sua efetiva ocupação por meio das matrículas desses estudantes no Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, buscando compreender como tem sido o processo de ingresso dos estudantes com deficiência na instituição." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15416_TB5175_22102024161448.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA MORAIS GOMES" "autor_nome_curto" => "PATRICIA MORAIS" "autor_email" => "patricia.gomes@ifsudestemg.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }