O ENSINO DE MORFOLOGIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111870 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4264 "inscrito_id" => 13535 "titulo" => "O ENSINO DE MORFOLOGIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "No âmbito do ensino da Língua Portuguesa, os educadores têm enfrentado desafios significativos nos últimos tempos. O ensino tradicional, centrado em regras gramaticais e exercícios mecânicos, persiste, apesar das demandas por métodos mais dinâmicos e contextualizados. Conforme Gonçalves (2019) destaca em sua obra sobre morfologia, a compreensão da estrutura das palavras é crucial para o desenvolvimento da competência linguística dos alunos. No entanto, esse processo é permeado por complexidades, como salienta Silva (2010), ao discutir a persistência do ensino tradicional de gramática em contraposição à prática de Análise Linguística. Neste contexto, Antunes (2014) propõe uma abordagem alternativa na obra "Gramática contextualizada limpando o pó das ideias simples", argumentando a favor de estratégias que conectem a gramática à realidade dos alunos, tornando o ensino mais relevante e eficaz. Portanto, sugerem-se estratégias que contemplem atividades práticas e contextualizadas (Almeida et al. 2021), bem como a incorporação de tecnologias educacionais (Almeida, 2007). O objetivo é tornar o ensino mais eficiente, interessante e produtivo, facilitando o entendimento e a aplicação dos conceitos de morfologia. Este estudo, portanto, foca em contribuir para a reflexão acerca de práticas pedagógicas no ensino fundamental, visando fortalecer e tornar mais acessível à educação linguística." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID13535_TB4264_10052024225459.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILAS DE ARAÚJO VIANA" "autor_nome_curto" => "SILAS VIANA" "autor_email" => "silas.viana@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111870 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4264 "inscrito_id" => 13535 "titulo" => "O ENSINO DE MORFOLOGIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "No âmbito do ensino da Língua Portuguesa, os educadores têm enfrentado desafios significativos nos últimos tempos. O ensino tradicional, centrado em regras gramaticais e exercícios mecânicos, persiste, apesar das demandas por métodos mais dinâmicos e contextualizados. Conforme Gonçalves (2019) destaca em sua obra sobre morfologia, a compreensão da estrutura das palavras é crucial para o desenvolvimento da competência linguística dos alunos. No entanto, esse processo é permeado por complexidades, como salienta Silva (2010), ao discutir a persistência do ensino tradicional de gramática em contraposição à prática de Análise Linguística. Neste contexto, Antunes (2014) propõe uma abordagem alternativa na obra "Gramática contextualizada limpando o pó das ideias simples", argumentando a favor de estratégias que conectem a gramática à realidade dos alunos, tornando o ensino mais relevante e eficaz. Portanto, sugerem-se estratégias que contemplem atividades práticas e contextualizadas (Almeida et al. 2021), bem como a incorporação de tecnologias educacionais (Almeida, 2007). O objetivo é tornar o ensino mais eficiente, interessante e produtivo, facilitando o entendimento e a aplicação dos conceitos de morfologia. Este estudo, portanto, foca em contribuir para a reflexão acerca de práticas pedagógicas no ensino fundamental, visando fortalecer e tornar mais acessível à educação linguística." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID13535_TB4264_10052024225459.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILAS DE ARAÚJO VIANA" "autor_nome_curto" => "SILAS VIANA" "autor_email" => "silas.viana@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }