Este artigo visa explorar o potencial da literatura de Conceição Evaristo como uma ferramenta pedagógica para promover a educação antirracista e as relações étnico-raciais nas escolas. O objetivo central é analisar como a inclusão das obras de Evaristo no currículo escolar pode contribuir para a conscientização crítica dos estudantes sobre questões de identidade, racismo estrutural e resistência negra. A fundamentação teórica deste estudo fundamenta-se nas perspectivas de três importantes estudiosos: Nilma Lino Gomes (2012); bell hooks (2013); Nelzir Martins Costa (2020) e Antonio Candido (2004). Gomes destaca a importância de uma educação que reconheça e valorize a diversidade étnico-racial, visando à construção de uma sociedade mais justa e igualitária.étnico-racial, visando à construção de uma sociedade mais justa e igualitária. hooks enfatiza a necessidade de uma abordagem crítica e engajada, utilizando a literatura como ferramenta de empoderamento e resistência. Por fim, Candido ressalta o potencial humanizador da literatura, capaz de sensibilizar os leitores para as diferentes realidades sociais e promover a empatia e a solidariedade. Espera-se que a introdução da literatura de Conceição Evaristo no contexto escolar contribua para o desenvolvimento de uma consciência crítica e antirracista nos estudantes, bem como para o fortalecimento da identidade e autoestima negras. Além disso, busca-se promover a reflexão sobre as desigualdades raciais e a valorização da cultura afro-brasileira, fomentando a construção de relações mais igualitárias e inclusivas na comunidade escolar.