Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OLHAR AVALIATIVO SOBRE O PROJETO DE PESQUISA REDIF-2023

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109146
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 409
    "inscrito_id" => 1454
    "titulo" => "OLHAR AVALIATIVO SOBRE O PROJETO DE PESQUISA REDIF-2023"
    "resumo" => "Este estudo avalia o Projeto “REDIF-2023: Leitura e Redação” desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Tangará da Serra. Ao considerar que nos anos finais do Ensino Fundamental, os estudantes dos 3º anos, vivenciaram o período da pandemia e, consequentemente, vieram com eles os reflexos da modalidade de ensino à distância, percebeu-se que estes, não dominavam por completo, a variedade padrão da língua portuguesa, bem como não utilizavam os mecanismos linguísticos de encadeamento textual. Assim, o projeto teve como objetivo auxiliar os alunos concluintes dos cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio do IFMT- Tangará da Serra, na produção de textos dissertativos/argumentativos que iriam fazer o Enem 2023. Entende-se que o ato de escrever é uma habilidade que pode ser desenvolvida, deste modo, a metodologia iniciou -se com a proposta a leitura de textos atuais extraídos de revistas recentes sobre diversos temas para substanciar o repertório do aluno, no momento da produção textual, visando atender os requisitos exigidos na proposta de redação do Enem. Após a divulgação do resultado do Enem 2023, levantou-se as notas obtidas, na redação, pelos participantes do projeto. Ressalta-se que a princípio, muitos estudantes não vislumbraram por esta oportunidade, talvez por estarem envolvidos em atividades de outros projetos ofertados na instituição. Supostamente, por se tratar de uma novidade ofertada no campus, nem todos se atentaram para as contribuições que a participação poderia trazer para eles. Porém, visando o envolvimento do maior número possível de estudantes, as ações do REDIF-2023, buscaram por flexibilizar o atendimento para os discentes interessados, visto que a preparação para a redação Enem é uma demanda necessária no campus, sendo assim o projeto atendeu os objetivos propostos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1454_TB409_18102024222333.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLEUNICE FANTINATI DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA Cleunice"
    "autor_email" => "cleufansilva@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109146
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 409
    "inscrito_id" => 1454
    "titulo" => "OLHAR AVALIATIVO SOBRE O PROJETO DE PESQUISA REDIF-2023"
    "resumo" => "Este estudo avalia o Projeto “REDIF-2023: Leitura e Redação” desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Tangará da Serra. Ao considerar que nos anos finais do Ensino Fundamental, os estudantes dos 3º anos, vivenciaram o período da pandemia e, consequentemente, vieram com eles os reflexos da modalidade de ensino à distância, percebeu-se que estes, não dominavam por completo, a variedade padrão da língua portuguesa, bem como não utilizavam os mecanismos linguísticos de encadeamento textual. Assim, o projeto teve como objetivo auxiliar os alunos concluintes dos cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio do IFMT- Tangará da Serra, na produção de textos dissertativos/argumentativos que iriam fazer o Enem 2023. Entende-se que o ato de escrever é uma habilidade que pode ser desenvolvida, deste modo, a metodologia iniciou -se com a proposta a leitura de textos atuais extraídos de revistas recentes sobre diversos temas para substanciar o repertório do aluno, no momento da produção textual, visando atender os requisitos exigidos na proposta de redação do Enem. Após a divulgação do resultado do Enem 2023, levantou-se as notas obtidas, na redação, pelos participantes do projeto. Ressalta-se que a princípio, muitos estudantes não vislumbraram por esta oportunidade, talvez por estarem envolvidos em atividades de outros projetos ofertados na instituição. Supostamente, por se tratar de uma novidade ofertada no campus, nem todos se atentaram para as contribuições que a participação poderia trazer para eles. Porém, visando o envolvimento do maior número possível de estudantes, as ações do REDIF-2023, buscaram por flexibilizar o atendimento para os discentes interessados, visto que a preparação para a redação Enem é uma demanda necessária no campus, sendo assim o projeto atendeu os objetivos propostos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1454_TB409_18102024222333.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLEUNICE FANTINATI DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA Cleunice"
    "autor_email" => "cleufansilva@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo avalia o Projeto “REDIF-2023: Leitura e Redação” desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Tangará da Serra. Ao considerar que nos anos finais do Ensino Fundamental, os estudantes dos 3º anos, vivenciaram o período da pandemia e, consequentemente, vieram com eles os reflexos da modalidade de ensino à distância, percebeu-se que estes, não dominavam por completo, a variedade padrão da língua portuguesa, bem como não utilizavam os mecanismos linguísticos de encadeamento textual. Assim, o projeto teve como objetivo auxiliar os alunos concluintes dos cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio do IFMT- Tangará da Serra, na produção de textos dissertativos/argumentativos que iriam fazer o Enem 2023. Entende-se que o ato de escrever é uma habilidade que pode ser desenvolvida, deste modo, a metodologia iniciou -se com a proposta a leitura de textos atuais extraídos de revistas recentes sobre diversos temas para substanciar o repertório do aluno, no momento da produção textual, visando atender os requisitos exigidos na proposta de redação do Enem. Após a divulgação do resultado do Enem 2023, levantou-se as notas obtidas, na redação, pelos participantes do projeto. Ressalta-se que a princípio, muitos estudantes não vislumbraram por esta oportunidade, talvez por estarem envolvidos em atividades de outros projetos ofertados na instituição. Supostamente, por se tratar de uma novidade ofertada no campus, nem todos se atentaram para as contribuições que a participação poderia trazer para eles. Porém, visando o envolvimento do maior número possível de estudantes, as ações do REDIF-2023, buscaram por flexibilizar o atendimento para os discentes interessados, visto que a preparação para a redação Enem é uma demanda necessária no campus, sendo assim o projeto atendeu os objetivos propostos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.