SOBRE O TDAH EM ADULTOS: POSSIBILIDADES DE COMO LIDAR COM OS SINTOMAS NA ROTINA DA VIDA DIÁRIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112664 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5387 "inscrito_id" => 13891 "titulo" => "SOBRE O TDAH EM ADULTOS: POSSIBILIDADES DE COMO LIDAR COM OS SINTOMAS NA ROTINA DA VIDA DIÁRIA" "resumo" => "Atualmente, muitas tem sido as discussões realizadas sobre o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), em crianças, adolescentes e adultos. Essas discussões vão desde interesses individuais, de grupos específicos, instituições, mídia e etc. O objetivo deste trabalho é apresentar os sintomas do TDAH nos adultos, refletindo possibilidades de como lidar com eles na rotina da vida diária. A metodologia foi baseada em uma revisão integrativa de literatura e um relato de experiência de uma psicopedagoga que acompanha atendimentos de adultos diagnosticados com TDAH. Os dados foram analisados de acordo com análise de conteúdo e sistematizados em três categorias, a saber: conceito, sintomas e estratégias de enfrentamento. Os resultados apontaram que o TDAH pode ser considerado uma condição situada no campo do neurodesenvolvimento, caracterizada por um arranjo de indícios. Os sintomas clássicos identificados em adultos são, principalmente, hiperatividade cerebral e pensamento acelerado. Geralmente esse indivíduo não consegue focar no que está fazendo e sente a sensação a mente não para. O TDAH pode vir também associado com ansiedade generalizada e depressão, por isso a necessidade de acompanhamento psiquiátrico, uso da medicação apropriada e terapia psicológica. Dentre os sintomas, podem aparecer desorganização, impulsividade, esquecimento, ataques de raiva, falta de motivação e até ser confundido com desinteresse por parte do indivíduo. Algumas estratégias podem favorecer o enfrentamento e amenizar esses sintomas, tais como aprender a lidar com stress e alteração de humor, definir prioridades, variar a rotina de estudo e trabalho, pois pessoas com TDH tendem a se dispersar e se entediar rápido, administrar bem o tempo para otimizá-lo, fazer uma tarefa de cada vez, etc. Por fim, é fundamental o acompanhamento interdisciplinar para que o sujeito crie instrumentos e ferramentas subjetivas para lidar com suas peculiaridades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13891_TB5387_10062024144518.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTHIANE AGUIAR VIEIRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "CRISTHIANE" "autor_email" => "cristhiane.aguiar@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112664 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5387 "inscrito_id" => 13891 "titulo" => "SOBRE O TDAH EM ADULTOS: POSSIBILIDADES DE COMO LIDAR COM OS SINTOMAS NA ROTINA DA VIDA DIÁRIA" "resumo" => "Atualmente, muitas tem sido as discussões realizadas sobre o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), em crianças, adolescentes e adultos. Essas discussões vão desde interesses individuais, de grupos específicos, instituições, mídia e etc. O objetivo deste trabalho é apresentar os sintomas do TDAH nos adultos, refletindo possibilidades de como lidar com eles na rotina da vida diária. A metodologia foi baseada em uma revisão integrativa de literatura e um relato de experiência de uma psicopedagoga que acompanha atendimentos de adultos diagnosticados com TDAH. Os dados foram analisados de acordo com análise de conteúdo e sistematizados em três categorias, a saber: conceito, sintomas e estratégias de enfrentamento. Os resultados apontaram que o TDAH pode ser considerado uma condição situada no campo do neurodesenvolvimento, caracterizada por um arranjo de indícios. Os sintomas clássicos identificados em adultos são, principalmente, hiperatividade cerebral e pensamento acelerado. Geralmente esse indivíduo não consegue focar no que está fazendo e sente a sensação a mente não para. O TDAH pode vir também associado com ansiedade generalizada e depressão, por isso a necessidade de acompanhamento psiquiátrico, uso da medicação apropriada e terapia psicológica. Dentre os sintomas, podem aparecer desorganização, impulsividade, esquecimento, ataques de raiva, falta de motivação e até ser confundido com desinteresse por parte do indivíduo. Algumas estratégias podem favorecer o enfrentamento e amenizar esses sintomas, tais como aprender a lidar com stress e alteração de humor, definir prioridades, variar a rotina de estudo e trabalho, pois pessoas com TDH tendem a se dispersar e se entediar rápido, administrar bem o tempo para otimizá-lo, fazer uma tarefa de cada vez, etc. Por fim, é fundamental o acompanhamento interdisciplinar para que o sujeito crie instrumentos e ferramentas subjetivas para lidar com suas peculiaridades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13891_TB5387_10062024144518.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTHIANE AGUIAR VIEIRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "CRISTHIANE" "autor_email" => "cristhiane.aguiar@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }