Os debates que envolvem os estudos sobre a educação socioemocional e a construção de suas competências e habilidades têm-se intensificado nos últimos anos, especialmente quando evidenciamos a BNCC na ampliação desta percepção. O objetivo deste trabalho é analisar a contribuição do Instituto Cores do Mará para o desenvolvimento do letramento emocional (inteligência emocional) de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social da comunidade do Anil em São Luís/MA. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e leva em consideração as análises documentais e observações participantes realizadas durante o ano de 2023, em um processo de escrita sócioetnográfica. O Instituto Cores do Mará iniciou suas atividades em 2018 com atividades que envolviam a arte e educação, passando por uma modificação metodológica construindo um olhar único de condução sobre o desenvolvimento das competências socioemocionais, a partir de 2019. O projeto de educação socioemocional é o elemento chave do instituto e está organizado em três etapas, cada uma com duração de dois anos, atendendo crianças de 5 a 13 anos, em um jornada que direcionada para as competências de visão mundo, autoconhecimento, autogestão, comunicação e sociabilidade, estabelecendo uma formação temporal de seis anos. O pano de fundo de todas as atividades é a cultura popular maranhense e associa no processo de aprendizagem o fortalecimento da identidade e pertencimento cultural. Atualmente são atendidas 100 crianças, em seis turmas de aproximadamente 17 crianças, no contraturno escolar. Os dados de acompanhamento apresentam avanços significativos quanto ao aprendizado das crianças e adolescentes, especialmente quando evidenciamos comunicação e sociabilidade.