Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CÍRCULOS DE LEITURA E ESCRITA, E RPG: UM ENCONTRO ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Muitos alunos ingressantes nos cursos de ensino técnico integrado no IFPB - Campus Esperança, são oriundos de diferentes realidades educacionais, tanto públicas quanto particulares da cidade e circunvizinhança; apresentam significativas dificuldades relacionadas às competências de leitura e de escrita, bem como de interação social, reforçadas ainda por dois anos de ensino remoto, advindo do período da pandemia da Covid-19. Da necessidade de buscar formas de sanar essas dificuldades, nasceu o projeto de pesquisa “Vivências Literárias: um caminho para o desenvolvimento das competências de leitura e escrita de discentes dos primeiros anos do ensino médio integrado ao técnico do IFPB – Campus Esperança” com o objetivo de investigar a contribuição de atividades experienciadas em círculos de leitura e produção textual, aliadas ao RPG (Role Playing Game), no processo de desenvolvimento das competências de leitura e escrita, bem como no de melhoria das relações interpessoais de tais discentes. Metodologicamente, foram selecionados vinte discentes a partir de uma produção diagnóstica, analisada considerando os descritores: linguagem, coesão, coerência, construção da narrativa. Foram divididos em dois grupos: o primeiro, para compor as sessões de RPG (pautado em estudiosos, como Huizinga (2007), Amaral e Schimdt (2008), e Pereira (2015); o segundo, para vivenciar os círculos de leitura e produção textual, pautados na concepção dos círculos de leitura semiestruturado, de Cosson (2017) bem como do método recepcional, de Aguiar e Bordini (1988) pautados na Estética da recepção, de Iser e Jauss (1979). Como resultado, a partir das intervenções feitas durante as duas ações ao longo do projeto, através de práticas que estimulavam a reflexão individual e coletiva, a interatividade e a criatividade, foi notório o avanço dos participantes, sobretudo no tocante à construção da narrativa, de modo que ficou perceptível como atrelar a ludicidade do jogo ao processo de letramento traz ganho ao processo de ensino e aprendizagem

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