A utilização de jogos didáticos como ferramenta educacional tem se mostrado uma estratégia eficaz para tornar o ensino de biologia mais interativo e engajador. Este trabalho apresenta a construção de jogos didáticos, com temas respiração e fotossíntese por estudantes do ensino médio. Os jogos foram elaborados por estudantes do primeiro ano do ensino médio do Instituto Federal de Educação da Paraíba, como atividade avaliativa, na qual os estudantes, organizados em grupos, foram desafiados a criar jogos didáticos sobre os temas. Cada grupo escolheu um formato de jogo e trabalhou em sua elaboração, desde a concepção até a produção final. A culminância do trabalho deu-se com a apresentação dos jogos e um momento para que toda a turma pudesse participar das atividades propostas nos jogos. Ao todo, foram desenvolvidos cinco jogos: um Twister de perguntas e respostas, um jogo da memória que relaciona esquemas das fases da fotossíntese e respiração com descrições do que ocorre em cada fase, um jogo da forca adaptado com termos e conceitos dos temas abordados, um jogo virtual de perguntas e respostas, e um jogo de tabuleiro no formato "corrida maluca". O Twister envolve os alunos em uma dinâmica física enquanto respondem as questões, promovendo uma aprendizagem ativa e divertida. O jogo da memória auxilia na memorização e compreensão dos processos ao relacionar imagens e descrições das fases da fotossíntese e respiração. O jogo da forca oferece uma forma lúdica de revisar e fixar o vocabulário científico, enquanto o jogo virtual proporciona uma interação tecnológica. Por fim, o jogo de tabuleiro "corrida maluca" envolve os alunos em uma competição saudável, onde avançam no tabuleiro ao responder corretamente perguntas sobre os temas estudados. A construção dos jogos permitiu aos alunos aplicar seus conhecimentos de biologia de maneira criativa e colaborativa.