O trabalho intitulado “Construções Sociais: O Papel da Escola Frente à Inclusão e à Diversidade” analisa como as escolas contribuem para um ambiente educacional inclusivo e diverso. O objetivo é entender o impacto das políticas públicas e práticas educacionais na inclusão de todos os alunos, independentemente de suas características individuais, garantindo acesso igualitário à educação de qualidade. A pesquisa é guiada pela questão: “Como as políticas educacionais e práticas pedagógicas das escolas contribuem para a promoção da inclusão e da diversidade, e qual é o impacto da formação continuada dos educadores nesse contexto?”. O estudo visa explorar a implementação das políticas de inclusão, os desafios enfrentados e os avanços alcançados nesse processo. Os objetivos específicos incluem: (1) Analisar as políticas educacionais para identificar avanços e desafios; (2) Examinar a eficácia das práticas pedagógicas inclusivas; e (3) Avaliar como a formação continuada dos educadores influência a inclusão e diversidade. Metodologicamente, a pesquisa é baseada em revisão bibliográfica, considerando documentos legais, artigos científicos e textos sobre inclusão. O referencial teórico inclui autores como Paulo Freire, Antônio Nóvoa e Maria Teresa Eglér Mantoan. Os resultados mostraram que, embora as políticas como a Lei Brasileira de Inclusão e o Plano Nacional de Educação tenham promovido avanços, a implementação ainda enfrenta desafios, como falta de recursos e resistência a mudanças. As práticas pedagógicas inclusivas foram eficazes em alguns casos, variando conforme o suporte institucional e a formação dos professores. A formação contínua dos educadores foi identificada como crucial para a melhoria da inclusão, com treinamentos especializados resultando em práticas mais eficazes e no melhor desempenho dos alunos. Em síntese, o estudo evidencia a necessidade de aprimorar a implementação das políticas educacionais e reforçar a formação continuada dos professores para alcançar uma educação verdadeiramente inclusiva e equitativa.