A CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112289 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4854 "inscrito_id" => 12816 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "resumo" => "Esse artigo objetiva mostrar a contribuição das tecnologias no processo pedagógico da educação de jovens e adultos (EJA) em face da necessidade que o professor apresenta quanto o uso das tecnologias em sala de aula. Sabe-se que as tecnologias desempenham um papel fundamental no processo pedagógico da educação de jovens e adultos (EJA). Elas podem ajudar a tornar o aprendizado mais acessível e interessante independente da idade dos alunos e alunas por conta dos benefícios que trazem para o processo de ensino e de aprendizagem, tais como acesso aos recursos educacionais. A internet permite que os estudantes da EJA busquem informações, assistam aulas e acessem materiais de estudo em qualquer lugar e a qualquer momento. Também proporcionam ferramentas interativas de aprendizado, como aplicativos de jogos educacionais e plataformas de e-learning que podem tornar as aulas mais dinâmicas e estimulantes, facilitando a compreensão dos conteúdos trabalhados. Além disso, possibilita a comunicação facilitada, como e-mails, videoconferências e redes sociais que podem ser utilizadas para manter a interação entre alunos e professores promovendo a colaboração e o suporte mútuo. Outra vantagem do seu uso em sala de aula é a personalização do ensino, pois é possível adaptar o ensino às necessidades individuais do aluno, oferecendo atividades e conteúdos adequados ao seu ritmo e estilo de aprendizagem. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa bibliográfica. Para embasar esse estudo, recorreu-se a Moura (2021), BNCC (2017), Brasil (1996), Kapp (2013), Senna (2018), Zarzar (2024), entre outros que foram fundamentais para dar sustentação a esse estudo. Os resultados apontam que é importante a incorporação das tecnologias na EJA, que deve ser feita de forma cuidadosa, garantindo que todos os alunos tenham acesso igualitário a esses recursos e que deve ser utilizada de forma consciente e inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12816_TB4854_27102024211448.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSA MALVINA MELO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ROSA MALVINA ME" "autor_email" => "rosamalvina@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112289 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4854 "inscrito_id" => 12816 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "resumo" => "Esse artigo objetiva mostrar a contribuição das tecnologias no processo pedagógico da educação de jovens e adultos (EJA) em face da necessidade que o professor apresenta quanto o uso das tecnologias em sala de aula. Sabe-se que as tecnologias desempenham um papel fundamental no processo pedagógico da educação de jovens e adultos (EJA). Elas podem ajudar a tornar o aprendizado mais acessível e interessante independente da idade dos alunos e alunas por conta dos benefícios que trazem para o processo de ensino e de aprendizagem, tais como acesso aos recursos educacionais. A internet permite que os estudantes da EJA busquem informações, assistam aulas e acessem materiais de estudo em qualquer lugar e a qualquer momento. Também proporcionam ferramentas interativas de aprendizado, como aplicativos de jogos educacionais e plataformas de e-learning que podem tornar as aulas mais dinâmicas e estimulantes, facilitando a compreensão dos conteúdos trabalhados. Além disso, possibilita a comunicação facilitada, como e-mails, videoconferências e redes sociais que podem ser utilizadas para manter a interação entre alunos e professores promovendo a colaboração e o suporte mútuo. Outra vantagem do seu uso em sala de aula é a personalização do ensino, pois é possível adaptar o ensino às necessidades individuais do aluno, oferecendo atividades e conteúdos adequados ao seu ritmo e estilo de aprendizagem. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa bibliográfica. Para embasar esse estudo, recorreu-se a Moura (2021), BNCC (2017), Brasil (1996), Kapp (2013), Senna (2018), Zarzar (2024), entre outros que foram fundamentais para dar sustentação a esse estudo. Os resultados apontam que é importante a incorporação das tecnologias na EJA, que deve ser feita de forma cuidadosa, garantindo que todos os alunos tenham acesso igualitário a esses recursos e que deve ser utilizada de forma consciente e inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12816_TB4854_27102024211448.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSA MALVINA MELO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ROSA MALVINA ME" "autor_email" => "rosamalvina@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }