Esse artigo objetiva mostrar a contribuição das tecnologias no processo pedagógico da educação de jovens e adultos (EJA) em face da necessidade que o professor apresenta quanto o uso das tecnologias em sala de aula. Sabe-se que as tecnologias desempenham um papel fundamental no processo pedagógico da educação de jovens e adultos (EJA). Elas podem ajudar a tornar o aprendizado mais acessível e interessante independente da idade dos alunos e alunas por conta dos benefícios que trazem para o processo de ensino e de aprendizagem, tais como acesso aos recursos educacionais. A internet permite que os estudantes da EJA busquem informações, assistam aulas e acessem materiais de estudo em qualquer lugar e a qualquer momento. Também proporcionam ferramentas interativas de aprendizado, como aplicativos de jogos educacionais e plataformas de e-learning que podem tornar as aulas mais dinâmicas e estimulantes, facilitando a compreensão dos conteúdos trabalhados. Além disso, possibilita a comunicação facilitada, como e-mails, videoconferências e redes sociais que podem ser utilizadas para manter a interação entre alunos e professores promovendo a colaboração e o suporte mútuo. Outra vantagem do seu uso em sala de aula é a personalização do ensino, pois é possível adaptar o ensino às necessidades individuais do aluno, oferecendo atividades e conteúdos adequados ao seu ritmo e estilo de aprendizagem. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa bibliográfica. Para embasar esse estudo, recorreu-se a Moura (2021), BNCC (2017), Brasil (1996), Kapp (2013), Senna (2018), Zarzar (2024), entre outros que foram fundamentais para dar sustentação a esse estudo. Os resultados apontam que é importante a incorporação das tecnologias na EJA, que deve ser feita de forma cuidadosa, garantindo que todos os alunos tenham acesso igualitário a esses recursos e que deve ser utilizada de forma consciente e inclusiva.