O artigo intitulado “Racionalidade Instrumental na Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: Uma análise à luz da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt” é um recorte de nossa pesquisa de mestrado em educação, cujo objetivo é refletir sobre o conceito adorniano de racionalidade instrumental no cenário político contemporâneo da educação profissional e tecnológica no Brasil. O artigo, inicialmente, contextualiza a educação profissional no cenário brasileiro. Posteriormente, objetiva-se compreender a influência da instrumentalização da razão na formulação e implementação de políticas públicas educacionais, especificamente aquelas voltadas ao ensino profissional e tecnológico pela perspectiva da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt. A abordagem qualitativa, por meio de estudo bibliográfico e documental, foi adotada para compreender as diretrizes das políticas educacionais, as práticas institucionais e a influência da lógica econômica na esfera educacional. Por conseguinte, destacam-se as tensões entre a busca por eficiência econômica e a necessidade da autonomia e do pensamento crítico na formação profissional, denunciando os limites de uma educação baseada na racionalidade instrumental. Propõe-se, ao final, uma reflexão sobre possíveis alternativas que visam compreender os desafios para promover processos formativos emancipatórios. Vimos na Teoria Crítica um referencial teórico-filosófico que contempla a possibilidade de análise crítica das políticas públicas para o ensino profissional e tecnológico.