RACIONALIDADE INSTRUMENTAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA CRÍTICA DA ESCOLA DE FRANKFURT
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O artigo, inicialmente, contextualiza a educação profissional no cenário brasileiro. Posteriormente, objetiva-se compreender a influência da instrumentalização da razão na formulação e implementação de políticas públicas educacionais, especificamente aquelas voltadas ao ensino profissional e tecnológico pela perspectiva da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt. A abordagem qualitativa, por meio de estudo bibliográfico e documental, foi adotada para compreender as diretrizes das políticas educacionais, as práticas institucionais e a influência da lógica econômica na esfera educacional. Por conseguinte, destacam-se as tensões entre a busca por eficiência econômica e a necessidade da autonomia e do pensamento crítico na formação profissional, denunciando os limites de uma educação baseada na racionalidade instrumental. Propõe-se, ao final, uma reflexão sobre possíveis alternativas que visam compreender os desafios para promover processos formativos emancipatórios. 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