INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS DIDÁTICOS: A EXPERIÊNCIA NA PRODUÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM NO SENAC CEARÁ
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114667 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8279 "inscrito_id" => 19963 "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS DIDÁTICOS: A EXPERIÊNCIA NA PRODUÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM NO SENAC CEARÁ" "resumo" => "A criação de conteúdos didáticos para a Educação a Distância é uma tarefa que requer um trabalho minucioso e criativo da parte dos profissionais de DI para atender as necessidades de aprendizagem e reter a atenção dos alunos. Conforme Filatro (2018), o processo de criação desses conteúdos segue as etapas do processo de Design Instrucional (DI), que integra objetivos de aprendizagem e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Com os avanços na área de Inteligência Artificial (IA), sobretudo generativa, surgem novas oportunidades para otimizar a produção de conteúdos didáticos e Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs). Essas ferramentas permitem automatizar tarefas e criar conteúdos interativos e personalizados, alinhados aos objetivos de aprendizagem e adaptados a diferentes públicos. Neste artigo, exploraremos o potencial das ferramentas de IA na Educação Profissional, destacando seu papel na concepção e desenvolvimento de ODAs para 3 cursos do Senac Ceará. O estudo abordará conceitos sobre IA (Kauffman, 2022) e suas aplicações no desenvolvimento de Objetos Digitais de Aprendizagem (Damasceno e Madeira, 2023). Em seguida, esses conceitos serão utilizados nas etapas de desenvolvimento, implementação, validação e integração dos ODAs ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, utilizando os formatos H5P e HTML5. Ao final, a pesquisa apresentará as vantagens e desvantagens dessas ferramentas, além de fornecer pistas para a reflexão sobre o papel da utilização das ferramentas de IA nesse processo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID19963_TB8279_06082024174002.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO BRUNO LOPES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PAULO BRUNO" "autor_email" => "paulobruno@ce.senac.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114667 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8279 "inscrito_id" => 19963 "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS DIDÁTICOS: A EXPERIÊNCIA NA PRODUÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM NO SENAC CEARÁ" "resumo" => "A criação de conteúdos didáticos para a Educação a Distância é uma tarefa que requer um trabalho minucioso e criativo da parte dos profissionais de DI para atender as necessidades de aprendizagem e reter a atenção dos alunos. Conforme Filatro (2018), o processo de criação desses conteúdos segue as etapas do processo de Design Instrucional (DI), que integra objetivos de aprendizagem e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Com os avanços na área de Inteligência Artificial (IA), sobretudo generativa, surgem novas oportunidades para otimizar a produção de conteúdos didáticos e Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs). Essas ferramentas permitem automatizar tarefas e criar conteúdos interativos e personalizados, alinhados aos objetivos de aprendizagem e adaptados a diferentes públicos. Neste artigo, exploraremos o potencial das ferramentas de IA na Educação Profissional, destacando seu papel na concepção e desenvolvimento de ODAs para 3 cursos do Senac Ceará. O estudo abordará conceitos sobre IA (Kauffman, 2022) e suas aplicações no desenvolvimento de Objetos Digitais de Aprendizagem (Damasceno e Madeira, 2023). Em seguida, esses conceitos serão utilizados nas etapas de desenvolvimento, implementação, validação e integração dos ODAs ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, utilizando os formatos H5P e HTML5. Ao final, a pesquisa apresentará as vantagens e desvantagens dessas ferramentas, além de fornecer pistas para a reflexão sobre o papel da utilização das ferramentas de IA nesse processo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID19963_TB8279_06082024174002.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO BRUNO LOPES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PAULO BRUNO" "autor_email" => "paulobruno@ce.senac.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }