RESUMO A presente pesquisa tem como finalidade promover uma reflexão acerca da perspectiva da educação sexual nas escolas como instrumento na prevenção da violência sexual de crianças e adolescentes. A sexualidade é intrínseca a natureza humana, e perpassa os fatores genéticos, culturais, sociais, religiosos, entre outros. O estudo norteia-se a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) direcionados para o ensino fundamental, que sinalizavam a importância das discussões a respeito da sexualidade no contexto escolar, visando o respeito ao próximo, o conhecimento e cuidados com o corpo, a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada, o abuso sexual, bem como a superação de estereótipos e preconceitos impregnados na sociedade. A educação sexual no ambiente escolar potencializa o conhecimento de crianças e adolescentes sobre o seu corpo, conscientizando-os sobre o consentimento ao toque, prevenindo contra abusos e violências sexuais. O procedimento metodológico utilizado baseia-se em um estudo qualitativo com pesquisa bibliográfica analisando o cenário atual, incorporando uma análise documental baseado em referenciais teóricos elaborados pelo educador Paulo Freire e pelo pensador Edgar Morin. Entende-se a urgência de se refletir sobre a importância da educação sexual nas escolas no intuito de assegurar que crianças e adolescentes tenham informações sobre seus corpos, prevenindo e combatendo os casos de abuso e violência sexual. Este estudo possibilitará reflexões sobre o papel da educação no desenvolvimento do aluno, assumindo um caráter crítico e emancipatório. A abordagem da sexualidade requer uma complexidade do conhecimento, considerando aspectos culturais e sociais, potencializando o ensino, e contribuindo para formação das identidades dos alunos.