A crescente inserção dos dispositivos digitais nas situações cotidianas está transformando o modo como as pessoas interagem com o ambiente ao seu redor. Equipamentos que incorporam lógica de programação se tornaram parte essencial da sociedade contemporânea, desde computadores até dispositivos inteligentes presentes em lares e instituições. Esta transformação reflete uma mudança cultural e comportamental, evidenciando a dinâmica contínua da era digital. Diante da crescente demanda por habilidades tecnológicas, diversas discussões têm sido levantadas ao longo dos últimos anos sobre a importância de aprender a programar e pensar computacionalmente, com iniciativas como a Hora do Código e ferramentas como o Scratch e o CodeCombat ganhando destaque. Nesse contexto, os cursos que formam profissionais para ensinarem computação, como os cursos de licenciatura, desempenham um papel fundamental ao preparar profissionais para atuarem no ensino não apenas em informática básica, mas também em pensamento computacional e raciocínio lógico, alinhados às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No entanto, apesar da importância dessas habilidades, disciplinas que envolvem programação enfrentam desafios, como altas taxas de reprovação e evasão, destacando a necessidade de abordagens pedagógicas que se adaptem ao ritmo de aprendizado de cada aluno. Nesse cenário, os tutoriais emergem como ferramentas valiosas para facilitar o processo de aprendizagem, oferecendo uma abordagem prática para o desenvolvimento de habilidades de programação. Esta pesquisa se propõe a investigar a importância dos tutoriais no ensino de programação em cursos de computação. Para tanto, foram investigados diferentes tipos de tutorias, tais como tutoriais escritos, em vídeo, interativos e inteligentes, além de ter sido aplicada uma pesquisa com alunos e egressos do curso superior de Licenciatura em Informática de uma instituição de ensino tecnológico, visando entender de que forma esses tutoriais estão inseridos em seus processos de ensino-aprendizagem, e como contribuem para o aprimoramento das estratégias pedagógicas no domínio da programação.