METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE CONTEXTOS DINÂMICOS DE APRENDIZAGEM
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113725 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6932 "inscrito_id" => 2155 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE CONTEXTOS DINÂMICOS DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo principal apresentar um relato de experiência do estágio supervisionado do Programa de Pós-Graduação em Educação, Inclusão e Diversidade (PPGECID) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, realizado na Rede Municipal de Ensino de Santo Estêvão/Ba, em uma escola que oferta a Educação de Jovens e Adultos, no Segmento II (Eixos IV e V) respectivamente, 6º/7º anos e 8º/9º anos, no turno noturno. Naquele desenvolveram-se encontros formativos com os professores/as da EJA, cujo tema central foi “Metodologias Ativas na Educação de Jovens e Adultos”. A escolha do tema justifica-se pelo fato de que as metodologias de ensino, especialmente para os estudantes jovens, adultos e idosos, devem ser contextualizadas e inovadoras para uma aprendizagem significativa. Estas possibilitam que os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem, posicionem-se como protagonistas na construção do conhecimento e vivenciem situações concretas em que desenvolvam aprendizagem colaborativa e visão transdisciplinar do conhecimento. O educador, nessa perspectiva, é um mediador do conhecimento, e não um mero “transmissor” de informações para a memorização e reprodução, buscando superar o modelo de educação bancária, o qual a pedagogia Freiriana se opõe. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória, por meio de estudo bibliográfico à luz das ideias de Freire (1987, 1989, 2004, 2005) e de estudos de Bacich e Moran (2018), Camargo e Daros (2018), e da experiência vivenciada nos encontros formativos. Considera-se que, a formação oportunizou aos professores/as identificarem metodologias ativas que contribuem para a EJA e valorizem a diversidade dos saberes dos sujeitos. Além disso, os encontros formativos promoveram a geração de ideias e a reflexão sobre o tema gerador “Identidade”, bem como a colaboração entre os professores, com propostas de atividades para os estudantes com metodologias ativas diversificadas e relevantes para dinamizar a construção interativa do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2155_TB6932_11102024220458.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENA DOS SANTOS CERQUEIRA NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "Milena Dos Sant" "autor_email" => "mcerqueira7@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113725 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6932 "inscrito_id" => 2155 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE CONTEXTOS DINÂMICOS DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo principal apresentar um relato de experiência do estágio supervisionado do Programa de Pós-Graduação em Educação, Inclusão e Diversidade (PPGECID) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, realizado na Rede Municipal de Ensino de Santo Estêvão/Ba, em uma escola que oferta a Educação de Jovens e Adultos, no Segmento II (Eixos IV e V) respectivamente, 6º/7º anos e 8º/9º anos, no turno noturno. Naquele desenvolveram-se encontros formativos com os professores/as da EJA, cujo tema central foi “Metodologias Ativas na Educação de Jovens e Adultos”. A escolha do tema justifica-se pelo fato de que as metodologias de ensino, especialmente para os estudantes jovens, adultos e idosos, devem ser contextualizadas e inovadoras para uma aprendizagem significativa. Estas possibilitam que os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem, posicionem-se como protagonistas na construção do conhecimento e vivenciem situações concretas em que desenvolvam aprendizagem colaborativa e visão transdisciplinar do conhecimento. O educador, nessa perspectiva, é um mediador do conhecimento, e não um mero “transmissor” de informações para a memorização e reprodução, buscando superar o modelo de educação bancária, o qual a pedagogia Freiriana se opõe. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória, por meio de estudo bibliográfico à luz das ideias de Freire (1987, 1989, 2004, 2005) e de estudos de Bacich e Moran (2018), Camargo e Daros (2018), e da experiência vivenciada nos encontros formativos. Considera-se que, a formação oportunizou aos professores/as identificarem metodologias ativas que contribuem para a EJA e valorizem a diversidade dos saberes dos sujeitos. Além disso, os encontros formativos promoveram a geração de ideias e a reflexão sobre o tema gerador “Identidade”, bem como a colaboração entre os professores, com propostas de atividades para os estudantes com metodologias ativas diversificadas e relevantes para dinamizar a construção interativa do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2155_TB6932_11102024220458.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENA DOS SANTOS CERQUEIRA NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "Milena Dos Sant" "autor_email" => "mcerqueira7@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }