O presente artigo apresenta uma análise da produção do conhecimento no âmbito do uso das metodologias ativas (MA) na educação profissional no ensino médio integrado. Nesse sentido, foi realizado um levantamento bibliográfico no catálogo de trabalhos da CAPES com o objetivo de mapear nas teses e dissertações as abordagens e ferramentas das MA que foram mencionadas e analisadas, respondendo a pergunta “Quais os tipos de metodologias ativas pesquisadas assim como os resultados obtidos? O estudo é resultado de uma pesquisa realizada no mês de janeiro de 2024, cujos descritores rastreados, entre aspas duplas, separados ou combinados, foram: Metodologias Ativas, Educação Profissional e Ensino Médio integrado, os quais possibilitaram a descrição dos trabalhos que tratam da temática em análise, assim como, realizar uma revisão sistemática a respeito do tema. Como resultados e conclusões do estudo verifica-se que as experiências com o uso das metodologias, na sua grande maioria, são exitosas, porém, não são sinônimo de práticas singulares e imprescindíveis para o processo de ensino aprendizagem, pois atuam como variações metodológicas para atingir propósitos distintos. As abordagens utilizadas foram as aprendizagens baseadas em projeto, aprendizagem baseada em problemas, estudo de caso, o uso de jogos, ensino híbrido e pesquisas sobre as contribuições das MA no ensino ligadas ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).