LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: TRABALHANDO O CONTO PAI CONTRA MÃE NO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO EJA ATRAVÉS DA SEQUÊNCIA EXPANDIDA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109732 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1204 "inscrito_id" => 4643 "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: TRABALHANDO O CONTO PAI CONTRA MÃE NO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO EJA ATRAVÉS DA SEQUÊNCIA EXPANDIDA" "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA), por se tratar de uma modalidade que envolve um público com características particulares, como a falta de tempo e o cansaço decorrentes do contexto não escolar, exige abordagens flexíveis que estejam de acordo com suas necessidades. Além disso, durante o processo de alfabetização e letramento é extremamente necessário que esses alunos consigam compreender sua realidade. Nesse caso, a leitura literária torna-se fundamental para desenvolver essa competência, uma vez que, é na literatura que temos a representação da realidade, facilitando sua compreensão. Levando em consideração o papel do texto literário para a formação do cidadão crítico e reconhecendo os desafios enfrentados no Ensino de Literatura, especialmente na modalidade EJA, a pesquisa propõe estratégias pedagógicas que visam aproximar os alunos do 2° ano do Ensino Médio EJA dos textos literários, com o intuito não apenas de promover a compreensão das obras, mas também desenvolver a consciência crítica e uma compreensão mais profunda sobre as complexidades contemporâneas. Para isso, utilizaremos o conto machadiano “Pai contra mãe”, relacionando-o ao nosso contexto social, através de uma proposição de aulas sob o princípio da Sequência Expandida proposta por Cosson (2009). Para discutir o Ensino de literatura na EJA e a importância de promover o letramento literário nesse público recorremos às discussões de Candido (2004), Zilberman (2008) e Silva (2003). Por fim, com este trabalho, aspiramos colaborar para uma transformação significativa no Ensino de Literatura na EJA, fornecendo reflexões para educadores e pesquisadores interessados, contribuindo, através de abordagens inovadoras, para promover o letramento literário dos alunos da Educação de Jovens e Adultos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4643_TB1204_26102024144442.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANETE FERNANDES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Janete Santos" "autor_email" => "janete.fernandes@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109732 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1204 "inscrito_id" => 4643 "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: TRABALHANDO O CONTO PAI CONTRA MÃE NO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO EJA ATRAVÉS DA SEQUÊNCIA EXPANDIDA" "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA), por se tratar de uma modalidade que envolve um público com características particulares, como a falta de tempo e o cansaço decorrentes do contexto não escolar, exige abordagens flexíveis que estejam de acordo com suas necessidades. Além disso, durante o processo de alfabetização e letramento é extremamente necessário que esses alunos consigam compreender sua realidade. Nesse caso, a leitura literária torna-se fundamental para desenvolver essa competência, uma vez que, é na literatura que temos a representação da realidade, facilitando sua compreensão. Levando em consideração o papel do texto literário para a formação do cidadão crítico e reconhecendo os desafios enfrentados no Ensino de Literatura, especialmente na modalidade EJA, a pesquisa propõe estratégias pedagógicas que visam aproximar os alunos do 2° ano do Ensino Médio EJA dos textos literários, com o intuito não apenas de promover a compreensão das obras, mas também desenvolver a consciência crítica e uma compreensão mais profunda sobre as complexidades contemporâneas. Para isso, utilizaremos o conto machadiano “Pai contra mãe”, relacionando-o ao nosso contexto social, através de uma proposição de aulas sob o princípio da Sequência Expandida proposta por Cosson (2009). Para discutir o Ensino de literatura na EJA e a importância de promover o letramento literário nesse público recorremos às discussões de Candido (2004), Zilberman (2008) e Silva (2003). Por fim, com este trabalho, aspiramos colaborar para uma transformação significativa no Ensino de Literatura na EJA, fornecendo reflexões para educadores e pesquisadores interessados, contribuindo, através de abordagens inovadoras, para promover o letramento literário dos alunos da Educação de Jovens e Adultos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4643_TB1204_26102024144442.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANETE FERNANDES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Janete Santos" "autor_email" => "janete.fernandes@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }