A Educação de Jovens e Adultos (EJA), por se tratar de uma modalidade que envolve um público com características particulares, como a falta de tempo e o cansaço decorrentes do contexto não escolar, exige abordagens flexíveis que estejam de acordo com suas necessidades. Além disso, durante o processo de alfabetização e letramento é extremamente necessário que esses alunos consigam compreender sua realidade. Nesse caso, a leitura literária torna-se fundamental para desenvolver essa competência, uma vez que, é na literatura que temos a representação da realidade, facilitando sua compreensão. Levando em consideração o papel do texto literário para a formação do cidadão crítico e reconhecendo os desafios enfrentados no Ensino de Literatura, especialmente na modalidade EJA, a pesquisa propõe estratégias pedagógicas que visam aproximar os alunos do 2° ano do Ensino Médio EJA dos textos literários, com o intuito não apenas de promover a compreensão das obras, mas também desenvolver a consciência crítica e uma compreensão mais profunda sobre as complexidades contemporâneas. Para isso, utilizaremos o conto machadiano “Pai contra mãe”, relacionando-o ao nosso contexto social, através de uma proposição de aulas sob o princípio da Sequência Expandida proposta por Cosson (2009). Para discutir o Ensino de literatura na EJA e a importância de promover o letramento literário nesse público recorremos às discussões de Candido (2004), Zilberman (2008) e Silva (2003). Por fim, com este trabalho, aspiramos colaborar para uma transformação significativa no Ensino de Literatura na EJA, fornecendo reflexões para educadores e pesquisadores interessados, contribuindo, através de abordagens inovadoras, para promover o letramento literário dos alunos da Educação de Jovens e Adultos.