Em meio ao panorama educacional contemporâneo, percebe-se que alguns estudantes encontram dificuldades ao tentar estabelecer conexões entre conceitos botânicos e situações do cotidiano, demonstram dificuldades de compreensão e tendem, muitas vezes, a agir de maneira intuitiva. Essa limitação pode ser atribuída à predominância de aulas expositivas e somente a leituras de texto, que muitas vezes não conseguem integrar conceitos teóricos, problemas práticos e experimentação. Nesse contexto, a alfabetização científica surge como um elemento crucial que deve ser enfatizado no currículo escolar. Considera-se a experimentação em biologia, especialmente no estudo de plantas aromáticas, uma ferramenta valiosa para aprimorar a compreensão dos alunos. Ao envolver os alunos em atividades práticas, eles adquirem uma compreensão mais profunda e aplicada dos conceitos, o que facilita a resolução de problemas práticos de maneira tangível e significativa. Este artigo apresenta uma pesquisa sobre o Estado da Questão (EQ) em relação ao uso de práticas investigativas com plantas aromáticas em aulas de Biologia, como meio de promover a alfabetização científica. A pesquisa do EQ indica um caráter inovador na utilização de experimentações com plantas aromáticas, pois proporciona uma abordagem interdisciplinar na disciplina de Biologia e enfatiza os aspectos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), incluindo a dimensão social. Isso permite uma assimilação e acomodação desse conhecimento, que pode ser percebido na argumentação, coerência lógica, conceituação e relações abstratas. Alguns autores destacam que a alfabetização científica auxilia no desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, argumentação e relação entre ciência e aspectos tecnológicos e sociais. Assim, alunos cientificamente e tecnologicamente alfabetizados são capazes de tomar decisões mais conscientes, desenvolver o pensamento crítico e a independência intelectual. Além disso, a pesquisa indica que os participantes percebem as implicações sociais e éticas relacionadas ao uso da ciência-tecnologia, bem como adquirem uma compreensão da natureza da ciência e do trabalho científico.