O presente artigo é oriundo da tese de doutorado, em Ciências da Educação, intitulada “Alfabetização escolar: um estudo da prática didático-pedagógica do docente frente a dimensão da turma nas escolas públicas municipais da cidade de Araruama/ RJ – Brasil”, que foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa – CEP. Tem como sujeitos da investigação 24 professoras alfabetizadoras que atuam em turmas regulares do 1º ano do ensino fundamental (primeiro segmento) de 24 escolas da Rede Municipal de Ensino de Araruama/RJ e busca identificar e analisar como a formação acadêmica e pessoal tem relação com sua prática e identidade profissional e como essas formações fundamentam as ações didático-pedagógicas em sala de aula. Assim, uma formação de professores, que tem como foco central a escola e os conhecimentos produzidos pelos docentes, no decorrer de sua trajetória profissional, pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da prática profissional dos docentes. O estudo se fundamenta na abordagem qualitativa, visto que a análise de dados ocorreu por meio da aplicação de uma entrevista semiestruturada onde se buscou verificar a perspectiva dos sujeitos da pesquisa. As principais conclusões, por meio da análise de dados levantados, a luz do referencial teórico utilizado, indicaram que a formação docente influencia no desenvolvimento do trabalho em sala de aula, e que a maioria das professoras concorda que a formação docente influenciou (ou influenciam) na formação de sua identidade profissional docente, bem como a formação acadêmica e pessoal que também interfere na função de professora alfabetizadora. A formação do decente deve ser contínua e ter relação como a prática docente, deve também compreender não apenas a competência técnica, mas também a autonomia e autoconhecimento do educador bem como seu compromisso político.