DESAFIOS NA ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS EM ACOLHIMENTO: POSSIBILIDADES E COMPROMISSO COM A INCLUSÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111706 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4027 "inscrito_id" => 13046 "titulo" => "DESAFIOS NA ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS EM ACOLHIMENTO: POSSIBILIDADES E COMPROMISSO COM A INCLUSÃO" "resumo" => "A partir do olhar crítico e sensível pelo enfrentamento às desigualdades e promoção de escolas socialmente inclusivas, em 2023 a Rede SESI-SP implantou a política educacional de vagas para crianças em situação de acolhimento institucional. 75 alunos foram matriculados nas escolas SESI-SP pelo programa, sendo maioria (76%) nas Unidades do Interior de SP, seguido de 18,6% nas regiões metropolitanas e 5,3% na capital. No quesito gênero, 52% são femininos e 48% masculino. Quanto a identidade racial, 64% estão declarados como brancos, seguido de 28% negros (preto e pardo) e 8% não declararam. Pensando no compromisso com o processo de formação e desenvolvimento pleno dos estudantes, foram feitos movimentos formativos em Rede às Equipes Gestoras, Supervisores Escolares e Psicólogos Educacionais para prestar suporte localmente a partir das demandas das escolas. Além disso, foi elaborado protocolo técnico específico da Psicologia Educacional, para subsidiar compreensão da totalidade histórica do aluno, provocar intencionalidade e garantir direcionamentos específicos, haja vista que a Educação também compõe o Sistema de Garantia de Direitos. Sobre o processo de alfabetização, até o terceiro trimestre de 2023, 40% dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental em situação de acolhimento estavam alfabéticos, enquanto 78% do restante da Rede atingiu a mesma hipótese de escrita. Apesar de iniciais, os resultados desvelam compromissos e desafios com a alfabetização e inclusão escolar. A escola é plural, diversa, afetiva e deve atuar ativamente como instrumento mediador de transformação de realidades, haja vista o seu importante papel na construção da cidadania plena, de sujeitos éticos e autônomos. Entretanto, os desafios do universo escolar diante das questões sócio históricas e subjetivas, exigem sensibilidade para compreender as particularidades dos estudantes, promover um espaço de protagonismo, desenvolvimento das aprendizagens, pertencimento e superação de barreiras para a inclusão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID13046_TB4027_25042024142539.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA OLIVEIRA ANDRIOLLO" "autor_nome_curto" => "DANIELA OLIVEIR" "autor_email" => "daniela.berbel@sesisp.org.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111706 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4027 "inscrito_id" => 13046 "titulo" => "DESAFIOS NA ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS EM ACOLHIMENTO: POSSIBILIDADES E COMPROMISSO COM A INCLUSÃO" "resumo" => "A partir do olhar crítico e sensível pelo enfrentamento às desigualdades e promoção de escolas socialmente inclusivas, em 2023 a Rede SESI-SP implantou a política educacional de vagas para crianças em situação de acolhimento institucional. 75 alunos foram matriculados nas escolas SESI-SP pelo programa, sendo maioria (76%) nas Unidades do Interior de SP, seguido de 18,6% nas regiões metropolitanas e 5,3% na capital. No quesito gênero, 52% são femininos e 48% masculino. Quanto a identidade racial, 64% estão declarados como brancos, seguido de 28% negros (preto e pardo) e 8% não declararam. Pensando no compromisso com o processo de formação e desenvolvimento pleno dos estudantes, foram feitos movimentos formativos em Rede às Equipes Gestoras, Supervisores Escolares e Psicólogos Educacionais para prestar suporte localmente a partir das demandas das escolas. Além disso, foi elaborado protocolo técnico específico da Psicologia Educacional, para subsidiar compreensão da totalidade histórica do aluno, provocar intencionalidade e garantir direcionamentos específicos, haja vista que a Educação também compõe o Sistema de Garantia de Direitos. Sobre o processo de alfabetização, até o terceiro trimestre de 2023, 40% dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental em situação de acolhimento estavam alfabéticos, enquanto 78% do restante da Rede atingiu a mesma hipótese de escrita. Apesar de iniciais, os resultados desvelam compromissos e desafios com a alfabetização e inclusão escolar. A escola é plural, diversa, afetiva e deve atuar ativamente como instrumento mediador de transformação de realidades, haja vista o seu importante papel na construção da cidadania plena, de sujeitos éticos e autônomos. Entretanto, os desafios do universo escolar diante das questões sócio históricas e subjetivas, exigem sensibilidade para compreender as particularidades dos estudantes, promover um espaço de protagonismo, desenvolvimento das aprendizagens, pertencimento e superação de barreiras para a inclusão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID13046_TB4027_25042024142539.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA OLIVEIRA ANDRIOLLO" "autor_nome_curto" => "DANIELA OLIVEIR" "autor_email" => "daniela.berbel@sesisp.org.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }