O MUSENCANTANDO COMO UM MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA DE CULTURA POPULAR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113447 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6528 "inscrito_id" => 13415 "titulo" => "O MUSENCANTANDO COMO UM MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA DE CULTURA POPULAR" "resumo" => "Este trabalho busca mostrar a importância do Projeto de Extensão Musencantando para a valorização da cultura popular nordestina. O Musencantando é um projeto que traz no seu repertório uma imersão prática das manifestações culturais brasileiras, e que contribui para uma formação cultural e pedagógica de futuros docentes. Realizado na Universidade Estadual do Ceará, o projeto é coordenado pela Professora Edite Colares Oliveira Marques. Este trabalho adota como metodologia uma abordagem qualitativa, em que será aplicado um questionário aos participantes do Musencantando com o intuito de colher dados sobre como se dá a formação e o conhecimento em relação às manifestações culturais populares. Além disso, serão analisadas as percepções dos alunos sobre a importância do projeto em suas trajetórias acadêmicas e profissionais. Essa análise permitirá uma compreensão sobre como o projeto impacta na formação dos participantes e de que forma se mantém como ferramenta importante para a construção de uma identidade cultural forte e no combate ao apagamento cultural, avaliando o seu impacto na comunidade acadêmica e na sociedade em geral. Trazemos como fundamentação teórica o pensamento freiriano, que traz como a educação deve respeitar e valorizar as identidades culturais dos alunos. Freire argumenta que a educação não deve ser neutra e descontextualizada, pelo contrário, ela deve considerar e valorizar as experiências, os contextos e as tradições culturais dos alunos, promovendo uma educação que seja relevante e significativa. No contexto do Musencantando, ao integrar elementos da cultura popular, o projeto assim como Freire, se alinha a perspectiva de uma educação libertadora e emancipatória, pois o Musencantando não só permite que os participantes se aproximem de suas raízes culturais, como também promove uma ação de resistência contra o esquecimento cultural e a homogeneização imposta por uma educação que muitas vezes privilegia apenas as culturas hegemônicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13415_TB6528_23102024155514.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSELEIDE DANTAS ANDRADE" "autor_nome_curto" => "ROSE" "autor_email" => "roseleide.dantas@aluno.uece.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113447 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6528 "inscrito_id" => 13415 "titulo" => "O MUSENCANTANDO COMO UM MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA DE CULTURA POPULAR" "resumo" => "Este trabalho busca mostrar a importância do Projeto de Extensão Musencantando para a valorização da cultura popular nordestina. O Musencantando é um projeto que traz no seu repertório uma imersão prática das manifestações culturais brasileiras, e que contribui para uma formação cultural e pedagógica de futuros docentes. Realizado na Universidade Estadual do Ceará, o projeto é coordenado pela Professora Edite Colares Oliveira Marques. Este trabalho adota como metodologia uma abordagem qualitativa, em que será aplicado um questionário aos participantes do Musencantando com o intuito de colher dados sobre como se dá a formação e o conhecimento em relação às manifestações culturais populares. Além disso, serão analisadas as percepções dos alunos sobre a importância do projeto em suas trajetórias acadêmicas e profissionais. Essa análise permitirá uma compreensão sobre como o projeto impacta na formação dos participantes e de que forma se mantém como ferramenta importante para a construção de uma identidade cultural forte e no combate ao apagamento cultural, avaliando o seu impacto na comunidade acadêmica e na sociedade em geral. Trazemos como fundamentação teórica o pensamento freiriano, que traz como a educação deve respeitar e valorizar as identidades culturais dos alunos. Freire argumenta que a educação não deve ser neutra e descontextualizada, pelo contrário, ela deve considerar e valorizar as experiências, os contextos e as tradições culturais dos alunos, promovendo uma educação que seja relevante e significativa. No contexto do Musencantando, ao integrar elementos da cultura popular, o projeto assim como Freire, se alinha a perspectiva de uma educação libertadora e emancipatória, pois o Musencantando não só permite que os participantes se aproximem de suas raízes culturais, como também promove uma ação de resistência contra o esquecimento cultural e a homogeneização imposta por uma educação que muitas vezes privilegia apenas as culturas hegemônicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13415_TB6528_23102024155514.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSELEIDE DANTAS ANDRADE" "autor_nome_curto" => "ROSE" "autor_email" => "roseleide.dantas@aluno.uece.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }