O Reconhecimento oficial por meio de documentos e leis, dos quilombos no Brasil, representa um marco na historia do País, intensificando assim, uma maior visibilidade das diferenças étnicas, e culturais presentes na sociedade. Dessa maneira, Este artigo tem por objetivo discutir sobre a educação formal das populações negras, dando destaque para a Educação Escolar Quilombola. Esse trabalho tem como objeto de análise a comunidade de Caiana dos Crioulos, situada na cidade de Alagoa Grande-PB, onde detém de duas escolas de ensino fundamental, gerenciada pelo governo municipal, a escola segue um modelo tradicional como qualquer outra, não utilizando da própria cultura do local como ferramenta de ensino-aprendizagem, impossibilitando assim, com que suas crianças estudem e aprendam sobre suas origens e sobre o que é ser quilombola, construir uma escola em uma comunidade quilombola, requer planejamento, e uma maior formação e preparação dos seus docentes, para que os mesmos saibam da historia do local e da historia daquele povo, possibilitando com que se torne de fato uma escola de ensino quilombola, e não apenas uma escola localizada em uma comunidade do quilombola. Com isso Conclui-se que tais escolas têm grande potencial para promover a emancipação e a valorização da cultura das populações negras, ainda que apresentem inúmeras dificuldades para a consolidação desse modelo de ensino.