Este estudo propôs uma experiência de letramento literário a partir de uma sequência básica para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola rural de Conde, Paraíba. O objetivo do projeto era contribuir para a formação de leitores críticos e reflexivos, incentivando o prazer pela leitura. No entanto, isso se mostrou desafiador, pois a sala de aula frequentemente priorizava o ensino de gramática e produção textual escrita. A fundamentação teórica foi baseada nos conceitos de letramento literário e leitura crítica conforme discutidos por Cosson (2021), Sousa (2003) e Silva (2022), além da BNCC (BRASIL, 2018), que orientava o desenvolvimento de habilidades no campo artístico-literário e guiou a implementação da prática em sala de aula. A sequência abordou a obra "Vozes-Mulheres" de Conceição Evaristo, que foi trabalhada pelo docente a partir de rodas de conversa sobre a temática da poesia, bem como pela leitura coletiva e dramatizada. A pesquisa também buscou intervir diretamente no processo educativo, proporcionando uma formação leitora emancipatória por meio da sequência proposta. Tratou-se de uma pesquisa-ação qualitativa, conforme sugerido por Marques (2016), onde os estudantes eram protagonistas, promovendo a relação ensino-aprendizagem a partir dos documentos oficiais.