O ensino de química no Ensino Médio é frequentemente percebido pelos alunos como complexo e abstrato, exigindo memorização e desgaste mental. Esta percepção é desafiadora em um cenário de rápidas mudanças sociais, onde a educação enfrenta obstáculos como formação inadequada de professores e metodologias ultrapassadas. Visando tornar o ensino de química mais atrativo e encorajador, este estudo propôs-se a utilizar gincanas químicas como método lúdico durante as aulas de química do Ensino Médio do Centro Educacional Cloves William em Maracaçumé-MA. A metodologia inicia-se dividindo os alunos em equipes, cada uma com um nome relacionado a algum conceito químico e um grito de guerra que remetesse a esse conceito. Durante as aulas, realizava-se jogos de perguntas e respostas do conteúdo e atividades físicas envolvendo todos os participantes. Por meio de recompensas em pontos para as melhores equipes, os alunos eram incentivados a cooperarem entre si em um contexto saudável de competição, ao mesmo tempo que revisavam os conteúdos didáticos. Durante as gincanas, observou-se aumento no engajamento e desempenho dos alunos, que se preparavam mais para as aulas, relacionando o conhecimento de forma ágil com o incentivo do acúmulo de pontos. Os resultados indicaram que os alunos aprovaram essa abordagem lúdica, promovendo um aprendizado mais dinâmico e participativo. Esta abordagem mostrou-se também não apenas um incentivo à dedicação dos alunos, mas também um importante meio de desmistificação do estudo das ciências como algo maçante, transformando as aulas de química em um ambiente dinâmico e interativo de aprendizagem.