EXPLORANDO A QUÍMICA LUDICAMENTE: O PAPEL DAS GINCANAS QUÍMICAS COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE QUÍMICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110526 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2345 "inscrito_id" => 10661 "titulo" => "EXPLORANDO A QUÍMICA LUDICAMENTE: O PAPEL DAS GINCANAS QUÍMICAS COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "O ensino de química no Ensino Médio é frequentemente percebido pelos alunos como complexo e abstrato, exigindo memorização e desgaste mental. Esta percepção é desafiadora em um cenário de rápidas mudanças sociais, onde a educação enfrenta obstáculos como formação inadequada de professores e metodologias ultrapassadas. Visando tornar o ensino de química mais atrativo e encorajador, este estudo propôs-se a utilizar gincanas químicas como método lúdico durante as aulas de química do Ensino Médio do Centro Educacional Cloves William em Maracaçumé-MA. A metodologia inicia-se dividindo os alunos em equipes, cada uma com um nome relacionado a algum conceito químico e um grito de guerra que remetesse a esse conceito. Durante as aulas, realizava-se jogos de perguntas e respostas do conteúdo e atividades físicas envolvendo todos os participantes. Por meio de recompensas em pontos para as melhores equipes, os alunos eram incentivados a cooperarem entre si em um contexto saudável de competição, ao mesmo tempo que revisavam os conteúdos didáticos. Durante as gincanas, observou-se aumento no engajamento e desempenho dos alunos, que se preparavam mais para as aulas, relacionando o conhecimento de forma ágil com o incentivo do acúmulo de pontos. Os resultados indicaram que os alunos aprovaram essa abordagem lúdica, promovendo um aprendizado mais dinâmico e participativo. Esta abordagem mostrou-se também não apenas um incentivo à dedicação dos alunos, mas também um importante meio de desmistificação do estudo das ciências como algo maçante, transformando as aulas de química em um ambiente dinâmico e interativo de aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10661_TB2345_27102024232204.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ALESSANDRA GUADALUPE ALVES PAIVA" "autor_nome_curto" => "Mª Alessandra" "autor_email" => "guadalupe.mariaale@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110526 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2345 "inscrito_id" => 10661 "titulo" => "EXPLORANDO A QUÍMICA LUDICAMENTE: O PAPEL DAS GINCANAS QUÍMICAS COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "O ensino de química no Ensino Médio é frequentemente percebido pelos alunos como complexo e abstrato, exigindo memorização e desgaste mental. Esta percepção é desafiadora em um cenário de rápidas mudanças sociais, onde a educação enfrenta obstáculos como formação inadequada de professores e metodologias ultrapassadas. Visando tornar o ensino de química mais atrativo e encorajador, este estudo propôs-se a utilizar gincanas químicas como método lúdico durante as aulas de química do Ensino Médio do Centro Educacional Cloves William em Maracaçumé-MA. A metodologia inicia-se dividindo os alunos em equipes, cada uma com um nome relacionado a algum conceito químico e um grito de guerra que remetesse a esse conceito. Durante as aulas, realizava-se jogos de perguntas e respostas do conteúdo e atividades físicas envolvendo todos os participantes. Por meio de recompensas em pontos para as melhores equipes, os alunos eram incentivados a cooperarem entre si em um contexto saudável de competição, ao mesmo tempo que revisavam os conteúdos didáticos. Durante as gincanas, observou-se aumento no engajamento e desempenho dos alunos, que se preparavam mais para as aulas, relacionando o conhecimento de forma ágil com o incentivo do acúmulo de pontos. Os resultados indicaram que os alunos aprovaram essa abordagem lúdica, promovendo um aprendizado mais dinâmico e participativo. Esta abordagem mostrou-se também não apenas um incentivo à dedicação dos alunos, mas também um importante meio de desmistificação do estudo das ciências como algo maçante, transformando as aulas de química em um ambiente dinâmico e interativo de aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10661_TB2345_27102024232204.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ALESSANDRA GUADALUPE ALVES PAIVA" "autor_nome_curto" => "Mª Alessandra" "autor_email" => "guadalupe.mariaale@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }