A pesquisa reflete a necessidade de repensar os métodos tradicionais de ensino, onde o professor é detentor do conhecimento e os estudantes são apenas receptores. Nesse contexto, as metodologias ativas emergem como uma estratégia para transformar esse paradigma, permitindo que os alunos se tornem agentes ativos na busca pelo conhecimento. Apoiado nos teóricos Bacich; Moran; Xavier; Valença; Tostes; Sasseron e Carvalho, o estudo debate a utilização do storytelling no ensino de ciências como metodologia inovadora, apresentando seus benefícios educacionais. O storytelling é uma metodologia que vai além de simplesmente contar histórias, pois prende os ouvintes em narrativas envolventes, promovendo a reflexão e o aprendizado significativo. A aprendizagem ativa, por meio do storytelling, estimula a imaginação, a interação e o pensamento crítico, tornando o processo educacional mais dinâmico e interessante. Por meio de uma investigação de revisão sistemática de literatura, o estudo buscou investigar o potencial educacional do storytelling no ensino de ciências como metodologia essencial para explorar novas abordagens pedagógicas que possam atender às necessidades dos estudantes e promover uma aprendizagem significativa, eficaz, reflexiva e crítica. Para encontrar os resultados empregamos a ferramenta Buscad 2.8.4 a qual utiliza descritores de busca. O Buscad é uma ferramenta que auxilia na realização de Revisão de Literatura, abrangendo as principais bases de dados de trabalhos acadêmicos realizados no Brasil e publicados em língua portuguesa. No entanto, a pesquisa apresentou algumas limitações, em consequência do baixo resultado encontrado, quando foram utilizados três strings de busca: Storytelling, Metodologias Ativas e Ensino de Ciências, sugerindo a necessidade de mais estudos que colaborem com o uso do storytelling como metodologia no ensino de ciências, a fim de promover a habilidade crítica dos estudantes.