MULTIMODALIDADE E REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA OBRA INFANTIL “AMORAS”
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Segundo Schneuwly e Dolz (2004, p. 71), o gênero é “utilizado como meio de articulação entre as práticas sociais e os objetos escolares, mais particularmente no domínio do ensino da produção de textos orais e escritos”. Dessa forma, consideramos o livro paradidático “Amoras” como relevante para a formação docente no ensino de língua portuguesa, principalmente por estimular práticas de letramento multimodal por meio de uma educação antirracista com ênfase no protagonismo feminino negro. Destacamos, à luz da multimodalidade, que, na metafunção representacional, temos uma menina que direciona o olhar para a palavra “Amoras”, a qual pode denotar o plural de amor, além do nome de uma fruta doce e escura e também o nome da garota. Na metafunção composicional, temos uma imagem mais abstrata com saliência para os olhos da menina. O elemento do topo da capa se evidencia como ideal, sendo a palavra colorida “Amoras” (nas cores rosa, amarelo e azul), já o elemento real é o rosto da personagem. 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