Este estudo apresenta o desenvolvimento e aplicação de um jogo da memória das funções inorgânicas, destinado a alunos do 3º semestre de licenciatura em Química. Com base na análise da importância do aspecto lúdico no processo educativo, especificamente no contexto do ensino de Química, o jogo foi elaborado como uma ferramenta didática para possibilitar a compreensão e memorização das funções inorgânicas de forma interativa e engajadora. Fundamentado em teorias pedagógicas que destacam os benefícios dos jogos educativos como estratégia de ensino-aprendizagem, o estudo também considera métodos de desenvolvimento e aplicação prática, buscando identificar a eficácia do jogo como recurso pedagógico. Os resultados preliminares indicam uma resposta positiva dos alunos ao jogo da memória das funções inorgânicas, sugerindo sua efetividade em fortalecer o aprendizado dos conceitos químicos. A experiência foi considerada engajadora pelos licenciandos, que relataram ter se divertido enquanto aprendiam sobre compostos iônicos e moleculares além de entenderem mais sobre as funções inorgânicas, bem como suas nomenclaturas. Foi relatado por um aluno que ele é muito bom de memória e por essa característica percebeu que com o jogo ele aprendeu melhor os conceitos, o que não tinha alcançado com êxito nas aulas. Dessa forma, este trabalho contribui para promover a integração do aspecto lúdico no ensino de ciências, reconhecendo seu potencial para estimular o interesse dos estudantes e aprimorar seu desempenho acadêmico. Ao destacar a importância do uso de estratégias inovadoras e motivadoras no processo educativo, o estudo visa inspirar práticas pedagógicas mais dinâmicas e eficazes no ensino de Química e em outras disciplinas científicas.