O acesso e permanência de alunos que necessitam ações de inclusão no ensino regular vem aumentando nos últimos anos, o que demanda um olhar atento sobre a estrutura física necessária para que a inclusão ocorra plenamente. Porém, a atenção deve se estender também à formação de professores, os quais são alicerces do processo do ensino inclusivo. O presente estudo busca discutir sobre os saberes docentes essenciais a serem desenvolvidos juntos aos docentes, desde sua formação inicial ao seu aperfeiçoamento profissional em serviço. Para isso, apresentamos umasíntese teórica acerca da formação docente para a educação inclusiva e os saberes docentes associados, partindo dos saberes docentes inclusivos definidos como sendo aqueles que dizem respeito à presença de alunos com deficiência nas escolas regulares e que têm histórico relacionado à educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Estes saberes docentes sãofundamentais para o trabalho pedagógico e devem abarcar o processo histórico da educação especial; as políticas públicas que caracterizam a história da educação especial; a desmistificaçãodos sujeitos inclusos; a compreensão do direito do aluno com deficiência ao acesso às escolas de ensino regular bem como a permanência nelas; a elaboração de instrumentos, estratégias e metodologias de ensino diferenciados que abarquem as demandas dos processos de aprendizagem desses alunos. No decorrer do trabalho, discutimos sobre os saberes docentes necessários parauma educação inclusiva, mostrando que estes cobrem diferentes dimensões de atuação do docente, em particular, a dimensão atitudinal, a dimensão procedimental, a dimensão conceitual, adimensão contextual e a dimensão pessoal, associada às caraterísticas docentes. Por fim, que o desenvolvimento dos saberes docentes essenciais para a promoção da educaçãoinclusiva é um processo complexo e abrangente, que demanda não apenas a aquisição de conhecimentos técnicos, mas uma profunda reflexão sobre as atitudes, concepções e práticas pedagógicas.