É de suma importância ressaltar que as atividades voltadas para a inclusão social desencadeiam diversas transformações no público participante. Além de promoverem benefícios no desempenho mental e na socialização, tais atividades também contribuem para a atribuição de significados e sensibilização em relação à natureza e às questões socioambientais. Nesse contexto, os educadores são desafiados a compreender as diferentes necessidades e a buscar novas estratégias e ferramentas pedagógicas, resultando em mudanças de valores e aprimoramento das concepções sociais. É fundamental que a educação ambiental seja trabalhada desde cedo com as crianças, sendo a escola um ambiente propício para isso, pois enfatiza valores e promove o respeito e a cooperação mútua. Para abordar essa temática, utilizamos estratégias metodológicas na implementação de instrumentos sensoriais elaborados com materiais recicláveis em escolas de Codó - MA, principalmente nas séries iniciais. Esses instrumentos sensoriais são uma excelente forma de envolver as crianças em atividades didáticas, visando o desenvolvimento cognitivo dos estudantes e a conscientização ambiental. Além disso, eles serão adaptados para incluir crianças portadoras de deficiência, promovendo a igualdade de acesso à educação ambiental. Integramos a este projeto cuidadores, educadores e auxiliares, capacitando-os para apoiar as crianças durante as atividades. Foram oferecidos treinamentos sobre como adaptar as atividades sensoriais para fornecer suporte individualizado a cada criança, considerando suas necessidades específicas. Os resultados alcançados foram satisfatórios, e inspiradores para toda a comunidade escolar e beneficiaram especialmente aos alunos com deficiências, contribuindo para a educação ambiental e conscientização sobre sua importância para a socialização no contexto educacional inclusivo.