Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROMOVENDO ACESSIBILIDADE AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: RECURSO PEDAGÓGICO BORDADO PARA ESTUDO DO EQUILÍBRIO QUÍMICO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A inclusão de estudantes com deficiência visual ainda é um desafio, principalmente quando se trata de disciplinas como a Química, que, historicamente, adquiriu um caráter visual. Esse fator acaba fazendo com que, estudantes com deficiência visual (DV) sejam excluídos. Uma forma de minimizar essa exclusão pode se dar a partir da utilização de recursos pedagógicos táteis. Este trabalho apresenta Recursos Pedagógicos Acessíveis (RPA) desenvolvidos para auxiliar alunos cegos na compreensão do conceito de equilíbrio químico. Foram desenvolvidos dois RPA’s os quais constaram da representação gráfica do equilíbrio químico: 1. Utilizando a variável velocidade em função do tempo e 2. Utilizando a variável concentração em função do tempo. O gráfico bem como as legendas (em letra bastão e em braile), foram bordadas em tecido de algodão cru, utilizando a técnica do bordado livre, respeitando os critérios de qualidade definidos pelo MEC para recursos pedagógicos adaptados e baseado em fundamentos teórico-metodológicos da educação inclusiva e da didática da Química. O primeiro RPA, utilizado também como piloto, foi testado por uma voluntária cega e, através de entrevista semiestruturada, foram realizadas observações sobre: organização das informações, gráfico, braille e letra bastão. A partir das sugestões foram realizados ajustes no piloto e confeccionados os dois RPAs definitivos. Os resultados preliminares indicam que o RPA construído a partir da técnica do bordado livre, ao promover uma experiência de aprendizagem sensorialmente rica, tem grande potencial para contribuir com a compreensão dos conceitos de equilíbrio químico por parte dos alunos cegos. Ressalta-se a relevância do uso de recursos táteis no contexto educacional, tanto para alunos com deficiência visual, quanto para todos os estudantes. Portanto, o uso de RPAs contribui, também, para a discussão sobre estratégias inclusivas no Ensino de Química e destaca a importância de abordagens criativas e adaptadas às necessidades específicas dos estudantes.

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