EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA E A EXTENSÃO: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA AÇÃO DIALÓGICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110792 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2686 "inscrito_id" => 9063 "titulo" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA E A EXTENSÃO: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA AÇÃO DIALÓGICA" "resumo" => "O presente trabalho analisa o histórico da extensão na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para compreender se a Extensão realizada pelo campus Araquari do Instituto Federal Catarinense (IFC) se relaciona com os arranjos produtivos, sociais e culturais locais na perspectiva da ação dialógica com a comunidade. Para tanto, são analisados os projetos de extensão realizados nos anos de 2022 e 2023, com editais internos do campus, com concessão de bolsa e sem concessão de bolsa. A contribuição da relação dialógica diz respeito à prática educativa como construção de conhecimento e de competência para aplicá-lo. O presente artigo é resultado de uma pesquisa em andamento no âmbito do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em rede (ProfEPT) no Instituto Federal Catarinense (IFC) campus Blumenau (SC). A pesquisa é de natureza qualitativa, elaborada a partir de levantamento bibliográfico e documental, busca e analisa dados empíricos, pela Análise de Conteúdo, de projetos e de entrevistas semiestruturadas com participantes da Extensão nos anos de 2022 e 2023. Para a compreensão inicial, com base nas Diretrizes da Extensão do IFC, foi possível levantar três categorias para a discussão: Interação Dialógica; Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade e Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Os resultados parciais deste trabalho apontam que existe relação das categorias estudadas com os projetos, predominantemente, com índice de relacionamento baixo e que não há menção dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9063_TB2686_16102024112644.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE ELISA MAI" "autor_nome_curto" => "SIMONE" "autor_email" => "simone.mai@ifc.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110792 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2686 "inscrito_id" => 9063 "titulo" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA E A EXTENSÃO: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA AÇÃO DIALÓGICA" "resumo" => "O presente trabalho analisa o histórico da extensão na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para compreender se a Extensão realizada pelo campus Araquari do Instituto Federal Catarinense (IFC) se relaciona com os arranjos produtivos, sociais e culturais locais na perspectiva da ação dialógica com a comunidade. Para tanto, são analisados os projetos de extensão realizados nos anos de 2022 e 2023, com editais internos do campus, com concessão de bolsa e sem concessão de bolsa. A contribuição da relação dialógica diz respeito à prática educativa como construção de conhecimento e de competência para aplicá-lo. O presente artigo é resultado de uma pesquisa em andamento no âmbito do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em rede (ProfEPT) no Instituto Federal Catarinense (IFC) campus Blumenau (SC). A pesquisa é de natureza qualitativa, elaborada a partir de levantamento bibliográfico e documental, busca e analisa dados empíricos, pela Análise de Conteúdo, de projetos e de entrevistas semiestruturadas com participantes da Extensão nos anos de 2022 e 2023. Para a compreensão inicial, com base nas Diretrizes da Extensão do IFC, foi possível levantar três categorias para a discussão: Interação Dialógica; Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade e Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Os resultados parciais deste trabalho apontam que existe relação das categorias estudadas com os projetos, predominantemente, com índice de relacionamento baixo e que não há menção dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9063_TB2686_16102024112644.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE ELISA MAI" "autor_nome_curto" => "SIMONE" "autor_email" => "simone.mai@ifc.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }