OS IMPACTOS DA CAMUFLAGEM SOCIAL NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA AUTISTA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112315 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4893 "inscrito_id" => 12110 "titulo" => "OS IMPACTOS DA CAMUFLAGEM SOCIAL NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA AUTISTA: UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "O presente artigo visa caracterizar o Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio de uma revisão de literatura, destacando suas manifestações, critérios diagnósticos e as variabilidades na apresentação dos comportamentos entre diferentes grupos demográficos. Foca-se especialmente nas diferenças de gênero, enfatizando a subdiagnosticação em meninas devido a sintomas menos evidentes. Com base nessa caracterização investigou-se os impactos na educação e inclusão de crianças autistas, em especial as meninas. A investigação pauta-se numa abordagem qualitativa do tipo exploratória que empreendeu o estado da arte nas plataformas "periódicos CAPES", "Scielo", "Google Acadêmico" e "PUBmed", utilizando uma combinação das palavras-chave "masking", "camuflagem social", "autismo" e "meninas". As pesquisas encontradas foram selecionadas com base nos resumos e o aprofundamento teórico ocorreu através dos estudos nomeados de pesquisas-fontes, estes foram lidos em sua integralidade e selecionados devido maior familiaridade com o tema em foco. Concluiu-se que a subdiagnosticação em meninas ocorre devido à apresentação menos evidente dos sintomas e à habilidade de camuflagem social, o que leva a desafios adicionais na educação e no suporte adequado para essas meninas. A revisão destaca que os critérios diagnósticos contemplam a pluralidade do espectro, mas requerem um olhar adequado às manifestações de cada criança e nas intervenções educativas para melhor atender as especificidades no TEA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12110_TB4893_30092024202725.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANE RIBEIRO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DAYANE" "autor_email" => "dayaneribeirods02@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112315 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4893 "inscrito_id" => 12110 "titulo" => "OS IMPACTOS DA CAMUFLAGEM SOCIAL NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA AUTISTA: UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "O presente artigo visa caracterizar o Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio de uma revisão de literatura, destacando suas manifestações, critérios diagnósticos e as variabilidades na apresentação dos comportamentos entre diferentes grupos demográficos. Foca-se especialmente nas diferenças de gênero, enfatizando a subdiagnosticação em meninas devido a sintomas menos evidentes. Com base nessa caracterização investigou-se os impactos na educação e inclusão de crianças autistas, em especial as meninas. A investigação pauta-se numa abordagem qualitativa do tipo exploratória que empreendeu o estado da arte nas plataformas "periódicos CAPES", "Scielo", "Google Acadêmico" e "PUBmed", utilizando uma combinação das palavras-chave "masking", "camuflagem social", "autismo" e "meninas". As pesquisas encontradas foram selecionadas com base nos resumos e o aprofundamento teórico ocorreu através dos estudos nomeados de pesquisas-fontes, estes foram lidos em sua integralidade e selecionados devido maior familiaridade com o tema em foco. Concluiu-se que a subdiagnosticação em meninas ocorre devido à apresentação menos evidente dos sintomas e à habilidade de camuflagem social, o que leva a desafios adicionais na educação e no suporte adequado para essas meninas. A revisão destaca que os critérios diagnósticos contemplam a pluralidade do espectro, mas requerem um olhar adequado às manifestações de cada criança e nas intervenções educativas para melhor atender as especificidades no TEA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12110_TB4893_30092024202725.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANE RIBEIRO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DAYANE" "autor_email" => "dayaneribeirods02@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }