Atualmente, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pode ser considerado um tema relevante e significativo no contexto escolar, pois ainda representa um desafio para os professores que acompanham alunos que o apresentam. Dessa forma, este artigo tem como objetivo compreender os principais benefícios do lúdico como estratégia de intervenção pedagógica para alunos com TDAH, visando o seu desenvolvimento cognitivo. No que se refere aos caminhos metodológicos, situa-se na pesquisa qualitativa. E propõe um projeto de intervenção dividido em 7 etapas, para turmas de ensino fundamental I e II (anos iniciais e anos finais) em Caraúbas/RN. Por se tratar de uma pesquisa em andamento, apontamos inicialmente a preocupação de refletir sobre a necessidade de as instituições de ensino ter conhecimento sobre o TDAH e sobre estratégias de intervenções pedagógicas que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem desses estudantes, na expectativa que o lúdico seja um caminho possível para esse fim. Almejamos que este estudo contribua no campo teórico e prático especialmente para os profissionais da educação e proporcionem benefícios para os sujeitos com TDAH, assim como os demais estudantes.