O PROFESSOR SUPERVISOR E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111345 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3478 "inscrito_id" => 11565 "titulo" => "O PROFESSOR SUPERVISOR E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA" "resumo" => "O Programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é uma iniciativa essencial para o desenvolvimento da educação e da formação de professores sendo um programa vinculado a Capes/MEC, como objetivo de melhorar a formação dos alunos nos cursos de licenciatura. Segundo a portaria 096/2013 o Pibid visa “incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica”. Neste sentido o trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do professor supervisor na formação inicial dos bolsistas do subprojeto interdisciplinar do Campus XX da Universidade do Estado da Bahia. Assim, a iniciativa encontrou suporte metodológico na abordagem qualitativa, com a pesquisa bibliográfica e de campo, utilizando como instrumentos de produção dos dados a observação e o questionário e como aporte teórico as concepções de Fazenda (2003), Gonçalves (2007), Garcia (1999), Gatti (2011 e 2014). Os participantes da pesquisa foram três professoras supervisoras que fazem parte do subprojeto. Os resultados demonstram que os professores supervisores tem grande importância, pois ao cumprir seu papel, não só ensina a prática escolar para os bolsistas do PIBID, como também evoluem em suas metodologias e participam mais ativamente do ambiente escolar, mostrando que o programa contribui para o desenvolvimento da formação inicial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11565_TB3478_27102024234653.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACIARA DE OLIVEIRA SANT´ANNA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JACIARA" "autor_email" => "jaciarasantanna@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111345 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3478 "inscrito_id" => 11565 "titulo" => "O PROFESSOR SUPERVISOR E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA" "resumo" => "O Programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é uma iniciativa essencial para o desenvolvimento da educação e da formação de professores sendo um programa vinculado a Capes/MEC, como objetivo de melhorar a formação dos alunos nos cursos de licenciatura. Segundo a portaria 096/2013 o Pibid visa “incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica”. Neste sentido o trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do professor supervisor na formação inicial dos bolsistas do subprojeto interdisciplinar do Campus XX da Universidade do Estado da Bahia. Assim, a iniciativa encontrou suporte metodológico na abordagem qualitativa, com a pesquisa bibliográfica e de campo, utilizando como instrumentos de produção dos dados a observação e o questionário e como aporte teórico as concepções de Fazenda (2003), Gonçalves (2007), Garcia (1999), Gatti (2011 e 2014). Os participantes da pesquisa foram três professoras supervisoras que fazem parte do subprojeto. Os resultados demonstram que os professores supervisores tem grande importância, pois ao cumprir seu papel, não só ensina a prática escolar para os bolsistas do PIBID, como também evoluem em suas metodologias e participam mais ativamente do ambiente escolar, mostrando que o programa contribui para o desenvolvimento da formação inicial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11565_TB3478_27102024234653.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACIARA DE OLIVEIRA SANT´ANNA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JACIARA" "autor_email" => "jaciarasantanna@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }