DE VOLTA AS AULAS – REVISANDO CONCEITOS DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DO BINGO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114601 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8187 "inscrito_id" => 20485 "titulo" => "DE VOLTA AS AULAS – REVISANDO CONCEITOS DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DO BINGO" "resumo" => "Com o retorno às aulas para o segundo semestre, é essencial reengajar os alunos e reforçar os conceitos científicos com métodos diferenciados de revisão tornando assim o aprendizado atrativo. O bingo é um jogo tradicional associado ao entretenimento, no entanto foi adaptado como uma ferramenta educativa para revisar conceitos de ciências. Este artigo é um recorte, de uma aula de ciências em turmas heterogêneas do oitavo ano do ensino fundamental, de uma escola estadual da zona sul da cidade Macapá - AP, cujo objetivo é demonstrar a utilização do bingo como uma estratégia de revisão para reforçar e consolidar o ensino aprendizado. Essa metodologia foi planejada a partir do Desenho Universal da Aprendizagem e envolveu a criação de cartelas de bingo com as palavras-chave referentes aos assuntos (reprodução humana, sexualidade e recursos energéticos) estudados no segundo bimestre do ano letivo de 2024 e relevantes ao currículo. Durante a aula os alunos participaram da sessão de bingo, no qual à medida que as palavras eram sorteadas, eles podiam marcar em suas cartelas e comentar relacionando ao assunto. Os dados foram organizados de maneira quantitativa e qualitativa. Os resultados mostram um aumento significativo no engajamento e na participação dos alunos durante a revisão. A abordagem com bingo facilitou o estudo dos conceitos de forma lúdica e interativa, com feedback positivo dos alunos sobre a metodologia, além de elevado percentual de aceitação da atividade proposta. A utilização do bingo como ferramenta de revisão proporcionou um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e colaborativo, sugerindo que o mesmo pode ser aplicado em outras áreas do currículo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "67363767dde3c_14112024144615.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => "2024-11-14 14:46:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÉLEM COSTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "KÉLEM" "autor_email" => "kelem1929@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114601 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8187 "inscrito_id" => 20485 "titulo" => "DE VOLTA AS AULAS – REVISANDO CONCEITOS DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DO BINGO" "resumo" => "Com o retorno às aulas para o segundo semestre, é essencial reengajar os alunos e reforçar os conceitos científicos com métodos diferenciados de revisão tornando assim o aprendizado atrativo. O bingo é um jogo tradicional associado ao entretenimento, no entanto foi adaptado como uma ferramenta educativa para revisar conceitos de ciências. Este artigo é um recorte, de uma aula de ciências em turmas heterogêneas do oitavo ano do ensino fundamental, de uma escola estadual da zona sul da cidade Macapá - AP, cujo objetivo é demonstrar a utilização do bingo como uma estratégia de revisão para reforçar e consolidar o ensino aprendizado. Essa metodologia foi planejada a partir do Desenho Universal da Aprendizagem e envolveu a criação de cartelas de bingo com as palavras-chave referentes aos assuntos (reprodução humana, sexualidade e recursos energéticos) estudados no segundo bimestre do ano letivo de 2024 e relevantes ao currículo. Durante a aula os alunos participaram da sessão de bingo, no qual à medida que as palavras eram sorteadas, eles podiam marcar em suas cartelas e comentar relacionando ao assunto. Os dados foram organizados de maneira quantitativa e qualitativa. Os resultados mostram um aumento significativo no engajamento e na participação dos alunos durante a revisão. A abordagem com bingo facilitou o estudo dos conceitos de forma lúdica e interativa, com feedback positivo dos alunos sobre a metodologia, além de elevado percentual de aceitação da atividade proposta. A utilização do bingo como ferramenta de revisão proporcionou um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e colaborativo, sugerindo que o mesmo pode ser aplicado em outras áreas do currículo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "67363767dde3c_14112024144615.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => "2024-11-14 14:46:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÉLEM COSTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "KÉLEM" "autor_email" => "kelem1929@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }