Na contemporaneidade da educação brasileira, os índices de matrículas de pessoas com deficiência na educação superior vêm aumentando gradativamente. Para além do acesso, é necessário pensar em possibilidades pedagógicas que efetivem sua permanência e protagonismo. No entanto, sabemos que a inclusão é um desafio tanto para os discentes quanto para os docentes. O presente trabalho discutirá a inclusão e a acessibilidade na educação superior, com o objetivo de apresentar a percepção dos jovens com deficiência sobre sua participação nesse nível de ensino. O percurso metodológico será conduzido por meio de um questionário online na plataforma Google Forms, buscando compreender, através dos discursos dos próprios discentes com deficiência, os desafios para seu protagonismo, apoiando-se em uma abordagem qualitativa. Os resultados indicam que, apesar do significativo avanço do marco regulatório brasileiro, há inúmeros entraves que impedem um percurso educacional com plenas condições de participação nas diversas atividades disponíveis no contexto universitário. Com essa pesquisa, esperamos evidenciar as condições de participação de discentes com deficiência na educação superior, com o propósito de suscitar pesquisas e ações que contribuam para a minimização das barreiras ainda presentes para as pessoas com deficiência na universidade brasileira.