METODOLOGIA INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E HISTÓRIA APLICADA AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA DISCIPLINA DE APROFUNDAMENTO I E II.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114543 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8099 "inscrito_id" => 16471 "titulo" => "METODOLOGIA INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E HISTÓRIA APLICADA AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA DISCIPLINA DE APROFUNDAMENTO I E II." "resumo" => "A educação inclusiva é um desafio que faz parte do processo de desenvolvimento que propomos neste trabalho. Logo, a inclusão de discentes com deficiência no ensino de Ciências da Natureza e história não só caracteriza um desafio, mas uma grande oportunidade de enriquecer a prática pedagógica para adaptar as atividades inclusivas. Diante da realidade da matriz curricular das Escolas Cidadãs Integral na Paraíba para o ano letivo de 2024, aplicada apenas aos alunos da 1ª série do ensino médio, o componente curricular do Itinerário Formativo o Aprofundamento I e II, que tem a visão de reforçar as aprendizagens, foi uma excelente oportunidade para integrar práticas de ensino inclusivo nas disciplinas de Biologia, Física e Química (Ciências da Natureza) e História. Por conseguinte, a prática pedagógica a partir de Metodologia inclusiva no ensino de ciências da natureza e história aplicada aos alunos com deficiência na disciplina de Aprofundamento I e II, teve como objetivo adaptar o currículo e buscar estratégias de ensino inclusivo para atender às diversas necessidades, estabelecendo igualdade e oportunidades de aprendizado. A metodologia inclusiva em Aprofundamento I e II garantiu aos alunos com deficiência o acesso equitativo ao aprendizado, assim como promoveu a participação ativa e inclusiva destes alunos. As estratégias de aprendizagem aplicadas foi a partir de material didático adaptado, experimentação prática, ensino colaborativo e flexibilidade dos conteúdos. Estas estratégias envolveu a adaptação de materiais com atividades práticas diferenciadas, além da flexibilização nas avaliações de acordo com as habilidades de cada aluno, desta forma foi criado nas aulas de Aprofundamento I e II um ambiente acessível, colaborativo e respeitoso dando oportunidade a todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16471_TB8099_05102024011251.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANDRA LUCIA DE SOUZA LIMA" "autor_nome_curto" => "JANDRA LIMA" "autor_email" => "jandra.lima@professor.pb.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114543 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8099 "inscrito_id" => 16471 "titulo" => "METODOLOGIA INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E HISTÓRIA APLICADA AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA DISCIPLINA DE APROFUNDAMENTO I E II." "resumo" => "A educação inclusiva é um desafio que faz parte do processo de desenvolvimento que propomos neste trabalho. Logo, a inclusão de discentes com deficiência no ensino de Ciências da Natureza e história não só caracteriza um desafio, mas uma grande oportunidade de enriquecer a prática pedagógica para adaptar as atividades inclusivas. Diante da realidade da matriz curricular das Escolas Cidadãs Integral na Paraíba para o ano letivo de 2024, aplicada apenas aos alunos da 1ª série do ensino médio, o componente curricular do Itinerário Formativo o Aprofundamento I e II, que tem a visão de reforçar as aprendizagens, foi uma excelente oportunidade para integrar práticas de ensino inclusivo nas disciplinas de Biologia, Física e Química (Ciências da Natureza) e História. Por conseguinte, a prática pedagógica a partir de Metodologia inclusiva no ensino de ciências da natureza e história aplicada aos alunos com deficiência na disciplina de Aprofundamento I e II, teve como objetivo adaptar o currículo e buscar estratégias de ensino inclusivo para atender às diversas necessidades, estabelecendo igualdade e oportunidades de aprendizado. A metodologia inclusiva em Aprofundamento I e II garantiu aos alunos com deficiência o acesso equitativo ao aprendizado, assim como promoveu a participação ativa e inclusiva destes alunos. As estratégias de aprendizagem aplicadas foi a partir de material didático adaptado, experimentação prática, ensino colaborativo e flexibilidade dos conteúdos. Estas estratégias envolveu a adaptação de materiais com atividades práticas diferenciadas, além da flexibilização nas avaliações de acordo com as habilidades de cada aluno, desta forma foi criado nas aulas de Aprofundamento I e II um ambiente acessível, colaborativo e respeitoso dando oportunidade a todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16471_TB8099_05102024011251.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANDRA LUCIA DE SOUZA LIMA" "autor_nome_curto" => "JANDRA LIMA" "autor_email" => "jandra.lima@professor.pb.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }