O presente artigo trata-se de uma pesquisa de campo organizada a partir da proposta de um curso de formação para professores do ensino fundamental da rede municipal de ensino intitulado Educação patrimonial e a história de Rio Claro. A atividade foi proposta pelo Conselho do Arquivo Público e Histórico da cidade em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Teve como objetivos aprofundar aspectos importantes da história de Rio Claro, buscando discutir seus aspectos e olhares a partir do patrimônio histórico e cultural, tendo como foco a discussão sobre memória, pertencimento e fontes de pesquisa. O público-alvo foram os professores coordenadores do ensino fundamental num primeiro momento e depois professores de artes e professores dos 4ºs anos do ensino fundamental. Foi realizado no período de um ano, dividido em duas etapas cada um com 08 encontros temáticos em formato híbrido, com palestras online e visitas presenciais em locais públicos do município. Para alcançar a apropriação da noção de patrimônio histórico-cultural como bem coletivo, dinâmico e dialógico, os professores desenvolveram atividades em sala de aula com os alunos produzindo desenhos e narrativas que os aproximaram da história local. A materialidade do patrimônio cultural é algo que permeia o cotidiano da cidade, dos indivíduos e grupos, chama para seu reconhecimento de forma crítica, não está imobilizado no passado. Nesse sentido, a educação patrimonial como prática pedagógica estimula pertencimento e ação.