A EVOLUÇÃO DA PROPORCIONALIDADE DE GÊNERO NA HISTÓRIA DAS OLIMPÍADAS – UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113700 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6898 "inscrito_id" => 17644 "titulo" => "A EVOLUÇÃO DA PROPORCIONALIDADE DE GÊNERO NA HISTÓRIA DAS OLIMPÍADAS – UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "Este texto apresenta um relato de experiência a partir da proposta de realização da III Feira de Ciências, Inovações e Tecnologia de Queimados, município do Rio de Janeiro, cujo tema foi “Educação em movimento: Os ideais olímpicos potencializando as práticas educativas”. A atividade realizou-se, de maneira interdisciplinar (Matemática, Produção Textual e Leitura), com uma turma de nono ano da Escola Municipalizada Santo Expedito, cuja proposta de pesquisa apresentada foi a significativa evolução da participação feminina nos Jogos Olímpicos desde o seu início, em 1896, sem a presença de mulheres, até alcançar a paridade de gênero. Essa evolução reflete mudanças sociais mais amplas, uma crescente consciência sobre a igualdade de gênero e esforços para promover a inclusão feminina no esporte. O aumento da participação das mulheres nos Jogos Olímpicos é um indicativo de progresso, mas a luta por igualdade total e representação justa continua. A proposta se iniciou com uma conversa sobre a presença e a importância da mulher e sobre sua luta para disputar e ocupar postos em determinadas profissões. Em seguida, apresentou-se um levantamento de dados sobre a evolução da proporcionalidade de gênero nos jogos olímpicos desde a primeira edição com participação feminina no evento. A partir dos dados apresentados, a turma pôde produzir, ler e interpretar gráficos e representá-los de maneira prática através da representação do quantitativo encontrado no interior de garrafas com pedaços de emborrachado em cores diferentes para demarcar a discrepância entre o número de homens e mulheres ao longo da história dos jogos até o ano de 2024. As reflexões de Miguel Arroyo (2000) e de Paulo Freire (1970), que serviram de aporte teórico-metodológico para trazer à luz algumas importantes reflexões sobre o ser e o fazer docente e sobre uma pedagogia crítica, que enfatiza a conscientização e o papel da educação na transformação social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17644_TB6898_01102024202759.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIDNEI RIBEIRO JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "SIDNEI" "autor_email" => "sidribeirojunior87@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE IGUAÇU (UNIG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113700 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6898 "inscrito_id" => 17644 "titulo" => "A EVOLUÇÃO DA PROPORCIONALIDADE DE GÊNERO NA HISTÓRIA DAS OLIMPÍADAS – UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "Este texto apresenta um relato de experiência a partir da proposta de realização da III Feira de Ciências, Inovações e Tecnologia de Queimados, município do Rio de Janeiro, cujo tema foi “Educação em movimento: Os ideais olímpicos potencializando as práticas educativas”. A atividade realizou-se, de maneira interdisciplinar (Matemática, Produção Textual e Leitura), com uma turma de nono ano da Escola Municipalizada Santo Expedito, cuja proposta de pesquisa apresentada foi a significativa evolução da participação feminina nos Jogos Olímpicos desde o seu início, em 1896, sem a presença de mulheres, até alcançar a paridade de gênero. Essa evolução reflete mudanças sociais mais amplas, uma crescente consciência sobre a igualdade de gênero e esforços para promover a inclusão feminina no esporte. O aumento da participação das mulheres nos Jogos Olímpicos é um indicativo de progresso, mas a luta por igualdade total e representação justa continua. A proposta se iniciou com uma conversa sobre a presença e a importância da mulher e sobre sua luta para disputar e ocupar postos em determinadas profissões. Em seguida, apresentou-se um levantamento de dados sobre a evolução da proporcionalidade de gênero nos jogos olímpicos desde a primeira edição com participação feminina no evento. A partir dos dados apresentados, a turma pôde produzir, ler e interpretar gráficos e representá-los de maneira prática através da representação do quantitativo encontrado no interior de garrafas com pedaços de emborrachado em cores diferentes para demarcar a discrepância entre o número de homens e mulheres ao longo da história dos jogos até o ano de 2024. As reflexões de Miguel Arroyo (2000) e de Paulo Freire (1970), que serviram de aporte teórico-metodológico para trazer à luz algumas importantes reflexões sobre o ser e o fazer docente e sobre uma pedagogia crítica, que enfatiza a conscientização e o papel da educação na transformação social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17644_TB6898_01102024202759.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIDNEI RIBEIRO JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "SIDNEI" "autor_email" => "sidribeirojunior87@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE IGUAÇU (UNIG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }