A Orientação e Mobilidade (OM) visa o desenvolvimento da pessoa com deficiência visual, possibilitando condições de aprendizagem e comunicação com o meio, de forma que possa adquirir o máximo de autoconfiança e autonomia na mobilidade e locomoção. A pessoa com surdocegueira, em virtude das perdas auditivas e visuais concomitantes, apresenta uma maior dificuldade em relação a referida autonomia. Além disso, a privação dos sentidos visuais e auditivos poderá acarretar severas implicações no desenvolvimento da linguagem e da comunicação. Desta forma, o presente relato tem como objetivo descrever nossa experiência, enquanto docentes, no Atendimento Educacional Especializado (AEE), desenvolvida para educandos com deficiência visual e surdocegueira. Para atender aos objetivos propostos, optou-se pela abordagem qualitativa, considerando, seu caráter descritivo, conforme nos aponta Bogdan e Biklen (1994). Considera-se que a OM desenvolvida na perspectiva da funcionalidade e através de metodologias ativas, vai além da independência na mobilidade. As técnicas e estratégias trabalhadas nesse atendimento são importantes para o desenvolvimento da linguagem e comunicação da pessoa com surdocegueira, possibilitando seu empoderamento e inclusão socio educacional.