Esta pesquisa visa analisar o processo de produção de saberes a partir de práticas de docentes e de gestores escolares de escolas públicas capixabas de educação básica, na perspectiva da Gestão Democrática Participativa, no âmbito do Projeto Rio Doce Escolar: "Formação de Educadores em Educação Ambiental nas Escolas Capixabas do Rio Doce". A pesquisa se dará a partir das reflexões compartilhadas nos encontros formativos presenciais de Grupos de Trabalho envolvidos no curso de Aperfeiçoamento em Metodologias de Educação Ambiental e de Especialização em Educação Ambiental do Município de Colatina, Linhares, Baixo Guandu, Marilândia e Aracruz. Além disso, serão analisadas as contribuições dos gestores das escolas participantes a partir de narrativas e questionários. A pesquisa será de abordagem qualitativa, porém, com dados quantitativos, descritiva, teórico empírica, do tipo estudo de caso, visto que objetiva compreender e interpretar a Gestão Escolar Participativa em ações da Educação Ambiental Crítica. A análise será baseada na interpretação de indicadores com observação direta e registros de campo, bem como a utilização de questionários e entrevistas. Os fundamentos teórico-metodológicos baseiam-se na concepção de formação de professores e gestores dentro da profissão. Na composição desse aporte teórico buscamos dialogar com autores como Nóvoa, Libâneo, Morin e Guimarães. Espera-se como resultado desse trabalho, a produção de um Guia Didático e de um curso Mooc, sendo esses, documentos norteadores replicáveis em projetos e atividades que visem a Gestão Democrática Participativa, e busquem a promoção da Educação Ambiental Crítica. Espera-se ainda que as análises das atividades desenvolvidas em parceria contribuam para fomentar o debate acerca dos saberes docentes, na formação continuada de professores e gestores, a partir das reflexões resultantes da aproximação entre conhecimentos acadêmicos e profissionais produzidos na experiência da própria professora/pesquisadora.