FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS NO CONTEXTO DO PROJETO RIO DOCE ESCOLAR: A CONSTRUÇÃO DE SABERES NA GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111716 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4044 "inscrito_id" => 12562 "titulo" => "FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS NO CONTEXTO DO PROJETO RIO DOCE ESCOLAR: A CONSTRUÇÃO DE SABERES NA GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA" "resumo" => "Esta pesquisa visa analisar o processo de produção de saberes a partir de práticas de docentes e de gestores escolares de escolas públicas capixabas de educação básica, na perspectiva da Gestão Democrática Participativa, no âmbito do Projeto Rio Doce Escolar: "Formação de Educadores em Educação Ambiental nas Escolas Capixabas do Rio Doce". A pesquisa se dará a partir das reflexões compartilhadas nos encontros formativos presenciais de Grupos de Trabalho envolvidos no curso de Aperfeiçoamento em Metodologias de Educação Ambiental e de Especialização em Educação Ambiental do Município de Colatina, Linhares, Baixo Guandu, Marilândia e Aracruz. Além disso, serão analisadas as contribuições dos gestores das escolas participantes a partir de narrativas e questionários. A pesquisa será de abordagem qualitativa, porém, com dados quantitativos, descritiva, teórico empírica, do tipo estudo de caso, visto que objetiva compreender e interpretar a Gestão Escolar Participativa em ações da Educação Ambiental Crítica. A análise será baseada na interpretação de indicadores com observação direta e registros de campo, bem como a utilização de questionários e entrevistas. Os fundamentos teórico-metodológicos baseiam-se na concepção de formação de professores e gestores dentro da profissão. Na composição desse aporte teórico buscamos dialogar com autores como Nóvoa, Libâneo, Morin e Guimarães. Espera-se como resultado desse trabalho, a produção de um Guia Didático e de um curso Mooc, sendo esses, documentos norteadores replicáveis em projetos e atividades que visem a Gestão Democrática Participativa, e busquem a promoção da Educação Ambiental Crítica. Espera-se ainda que as análises das atividades desenvolvidas em parceria contribuam para fomentar o debate acerca dos saberes docentes, na formação continuada de professores e gestores, a partir das reflexões resultantes da aproximação entre conhecimentos acadêmicos e profissionais produzidos na experiência da própria professora/pesquisadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12562_TB4044_25042024235056.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE DE PAULA NUNES" "autor_nome_curto" => "ALINE NUNES" "autor_email" => "apnunes@sedu.es.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111716 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4044 "inscrito_id" => 12562 "titulo" => "FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS NO CONTEXTO DO PROJETO RIO DOCE ESCOLAR: A CONSTRUÇÃO DE SABERES NA GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA" "resumo" => "Esta pesquisa visa analisar o processo de produção de saberes a partir de práticas de docentes e de gestores escolares de escolas públicas capixabas de educação básica, na perspectiva da Gestão Democrática Participativa, no âmbito do Projeto Rio Doce Escolar: "Formação de Educadores em Educação Ambiental nas Escolas Capixabas do Rio Doce". A pesquisa se dará a partir das reflexões compartilhadas nos encontros formativos presenciais de Grupos de Trabalho envolvidos no curso de Aperfeiçoamento em Metodologias de Educação Ambiental e de Especialização em Educação Ambiental do Município de Colatina, Linhares, Baixo Guandu, Marilândia e Aracruz. Além disso, serão analisadas as contribuições dos gestores das escolas participantes a partir de narrativas e questionários. A pesquisa será de abordagem qualitativa, porém, com dados quantitativos, descritiva, teórico empírica, do tipo estudo de caso, visto que objetiva compreender e interpretar a Gestão Escolar Participativa em ações da Educação Ambiental Crítica. A análise será baseada na interpretação de indicadores com observação direta e registros de campo, bem como a utilização de questionários e entrevistas. Os fundamentos teórico-metodológicos baseiam-se na concepção de formação de professores e gestores dentro da profissão. Na composição desse aporte teórico buscamos dialogar com autores como Nóvoa, Libâneo, Morin e Guimarães. Espera-se como resultado desse trabalho, a produção de um Guia Didático e de um curso Mooc, sendo esses, documentos norteadores replicáveis em projetos e atividades que visem a Gestão Democrática Participativa, e busquem a promoção da Educação Ambiental Crítica. Espera-se ainda que as análises das atividades desenvolvidas em parceria contribuam para fomentar o debate acerca dos saberes docentes, na formação continuada de professores e gestores, a partir das reflexões resultantes da aproximação entre conhecimentos acadêmicos e profissionais produzidos na experiência da própria professora/pesquisadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12562_TB4044_25042024235056.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE DE PAULA NUNES" "autor_nome_curto" => "ALINE NUNES" "autor_email" => "apnunes@sedu.es.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }