O trabalho que ora apresentamos “Rotina na Educação Infantil: A importância da organização de tempos, espaços e materiais”, visa refletir a respeito da importância de planejar os tempos, organizar os espaços da escola e ofertar os materiais pedagógicos necessários para as crianças manusearem. Nesse sentido, contextualizamos sua importância para a ação pedagógica na primeira etapa da educação básica. A rotina, como organizar tempos de brincar, de tomar banho, de se alimentar, do repousar, das diferentes idades nos espaços das salas de atividades, do parque, do refeitório, do banheiro, do pátio é de fundamental importância para o desenvolvimento da criança. Na perspectiva de dar visibilidade a esse processo, foi realizado um trabalho bibliográfico e documental, ampliando a necessidade deste estudo, pois é necessário o educador planejar a rotina cotidiana na educação infantil, evidenciando os tempos, espaços e materiais e, sempre levando em conta o desenvolvimento integral da criança, bem como oportunizar vivências que contemplem os direitos de aprendizagem. Assim, depreende-se que a organização da rotina na Educação Infantil revela concepções da infância, da criança, da educação, do ensino e da aprendizagem que se traduzem no modo como se organizam os móveis, os brinquedos e os materiais com os quais os pequenos interagem.