MATERIAIS DIDÁTICO MANIPULÁVEIS COM A TERCEIRA IDADE: PROMOVENDO ATIVIDADES LÚDICAS E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO EM IDOSOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111053 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3073 "inscrito_id" => 11132 "titulo" => "MATERIAIS DIDÁTICO MANIPULÁVEIS COM A TERCEIRA IDADE: PROMOVENDO ATIVIDADES LÚDICAS E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO EM IDOSOS" "resumo" => "Neste artigo descrevemos a aplicação de uma proposta pedagógica, mediada por materiais manipuláveis estruturados, junto a um grupo de idosos participantes de um projeto de extensão universitária, chamado “Voo Livre – Universidade para a Terceira Idade”. A atividade foi concebida por licenciandos em Matemática que atuam em um programa de extensão intitulado “Playground da Matemática”, com o intuito de promover a integração entre os idosos e o ambiente universitário e incentivá-los a manter a mente ativa por meio do manuseio de jogos e solução de desafios relacionados a conceitos matemáticos. A partir das interações prévias entre os membros dos projetos extensionistas, conjecturou-se a preferência dos idosos por materiais manipuláveis com os quais eles já possuíam alguma familiaridade. Com isso, a atividade pautou-se na utilização de materiais concretos, como o tangram e o dominó, para explorar alguns conceitos geométricos (projeção e perspectiva) e aritméticos (soma e subtração de números racionais). Nesse contexto, temos como objetivo investigar o potencial da utilização de materiais manipuláveis no desenvolvimento cognitivo de idosos. Pela natureza do objetivo, adotamos uma abordagem qualitativa e interpretativa, buscando compreender as potencialidades do uso de materiais didáticos manipuláveis por pessoas da terceira idade. Os dados analisados são provenientes das reflexões de quatro licenciandos em Matemática, registradas após a aplicação da atividade didática com um total de 19 idosos, sendo quinze mulheres e quatro homens. Além da oportunidade de troca de saberes entre diferentes gerações, os resultados ressaltam os benefícios da utilização de materiais concretos no estímulo ao desenvolvimento cognitivo na terceira idade e indicam a preferência dos idosos pelo dominó, por consistir em um material mais familiar à faixa etária considerada e que explorava um conteúdo matemático presente no seu cotidiano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11132_TB3073_20102024180101.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO GUSTAVO RIECK" "autor_nome_curto" => "PEDRO RIECK" "autor_email" => "pedrorieck2209@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111053 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3073 "inscrito_id" => 11132 "titulo" => "MATERIAIS DIDÁTICO MANIPULÁVEIS COM A TERCEIRA IDADE: PROMOVENDO ATIVIDADES LÚDICAS E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO EM IDOSOS" "resumo" => "Neste artigo descrevemos a aplicação de uma proposta pedagógica, mediada por materiais manipuláveis estruturados, junto a um grupo de idosos participantes de um projeto de extensão universitária, chamado “Voo Livre – Universidade para a Terceira Idade”. A atividade foi concebida por licenciandos em Matemática que atuam em um programa de extensão intitulado “Playground da Matemática”, com o intuito de promover a integração entre os idosos e o ambiente universitário e incentivá-los a manter a mente ativa por meio do manuseio de jogos e solução de desafios relacionados a conceitos matemáticos. A partir das interações prévias entre os membros dos projetos extensionistas, conjecturou-se a preferência dos idosos por materiais manipuláveis com os quais eles já possuíam alguma familiaridade. Com isso, a atividade pautou-se na utilização de materiais concretos, como o tangram e o dominó, para explorar alguns conceitos geométricos (projeção e perspectiva) e aritméticos (soma e subtração de números racionais). Nesse contexto, temos como objetivo investigar o potencial da utilização de materiais manipuláveis no desenvolvimento cognitivo de idosos. Pela natureza do objetivo, adotamos uma abordagem qualitativa e interpretativa, buscando compreender as potencialidades do uso de materiais didáticos manipuláveis por pessoas da terceira idade. Os dados analisados são provenientes das reflexões de quatro licenciandos em Matemática, registradas após a aplicação da atividade didática com um total de 19 idosos, sendo quinze mulheres e quatro homens. Além da oportunidade de troca de saberes entre diferentes gerações, os resultados ressaltam os benefícios da utilização de materiais concretos no estímulo ao desenvolvimento cognitivo na terceira idade e indicam a preferência dos idosos pelo dominó, por consistir em um material mais familiar à faixa etária considerada e que explorava um conteúdo matemático presente no seu cotidiano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11132_TB3073_20102024180101.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO GUSTAVO RIECK" "autor_nome_curto" => "PEDRO RIECK" "autor_email" => "pedrorieck2209@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }