Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MATERIAIS DIDÁTICO MANIPULÁVEIS COM A TERCEIRA IDADE: PROMOVENDO ATIVIDADES LÚDICAS E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO EM IDOSOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111053
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3073
    "inscrito_id" => 11132
    "titulo" => "MATERIAIS DIDÁTICO MANIPULÁVEIS COM A TERCEIRA IDADE: PROMOVENDO ATIVIDADES LÚDICAS E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO EM IDOSOS"
    "resumo" => "Neste artigo descrevemos a aplicação de uma proposta pedagógica, mediada por materiais manipuláveis estruturados, junto a um grupo de idosos participantes de um projeto de extensão universitária, chamado “Voo Livre – Universidade para a Terceira Idade”. A atividade foi concebida por licenciandos em Matemática que atuam em um programa de extensão intitulado “Playground da Matemática”, com o intuito de promover a integração entre os idosos e o ambiente universitário e incentivá-los a manter a mente ativa por meio do manuseio de jogos e solução de desafios relacionados a conceitos matemáticos. A partir das interações prévias entre os membros dos projetos extensionistas, conjecturou-se a preferência dos idosos por materiais manipuláveis com os quais eles já possuíam alguma familiaridade. Com isso, a atividade pautou-se na utilização de materiais concretos, como o tangram e o dominó, para explorar alguns conceitos geométricos (projeção e perspectiva) e aritméticos (soma e subtração de números racionais). Nesse contexto, temos como objetivo investigar o potencial da utilização de materiais manipuláveis no desenvolvimento cognitivo de idosos. Pela natureza do objetivo, adotamos uma abordagem qualitativa e interpretativa, buscando compreender as potencialidades do uso de materiais didáticos manipuláveis por pessoas da terceira idade. Os dados analisados são provenientes das reflexões de quatro licenciandos em Matemática, registradas após a aplicação da atividade didática com um total de 19 idosos, sendo quinze mulheres e quatro homens. Além da oportunidade de troca de saberes entre diferentes gerações, os resultados ressaltam os benefícios da utilização de materiais concretos no estímulo ao desenvolvimento cognitivo na terceira idade e indicam a preferência dos idosos pelo dominó, por consistir em um material mais familiar à faixa etária considerada e que explorava um conteúdo matemático presente no seu cotidiano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11132_TB3073_20102024180101.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO GUSTAVO RIECK"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO RIECK"
    "autor_email" => "pedrorieck2209@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111053
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3073
    "inscrito_id" => 11132
    "titulo" => "MATERIAIS DIDÁTICO MANIPULÁVEIS COM A TERCEIRA IDADE: PROMOVENDO ATIVIDADES LÚDICAS E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO EM IDOSOS"
    "resumo" => "Neste artigo descrevemos a aplicação de uma proposta pedagógica, mediada por materiais manipuláveis estruturados, junto a um grupo de idosos participantes de um projeto de extensão universitária, chamado “Voo Livre – Universidade para a Terceira Idade”. A atividade foi concebida por licenciandos em Matemática que atuam em um programa de extensão intitulado “Playground da Matemática”, com o intuito de promover a integração entre os idosos e o ambiente universitário e incentivá-los a manter a mente ativa por meio do manuseio de jogos e solução de desafios relacionados a conceitos matemáticos. A partir das interações prévias entre os membros dos projetos extensionistas, conjecturou-se a preferência dos idosos por materiais manipuláveis com os quais eles já possuíam alguma familiaridade. Com isso, a atividade pautou-se na utilização de materiais concretos, como o tangram e o dominó, para explorar alguns conceitos geométricos (projeção e perspectiva) e aritméticos (soma e subtração de números racionais). Nesse contexto, temos como objetivo investigar o potencial da utilização de materiais manipuláveis no desenvolvimento cognitivo de idosos. Pela natureza do objetivo, adotamos uma abordagem qualitativa e interpretativa, buscando compreender as potencialidades do uso de materiais didáticos manipuláveis por pessoas da terceira idade. Os dados analisados são provenientes das reflexões de quatro licenciandos em Matemática, registradas após a aplicação da atividade didática com um total de 19 idosos, sendo quinze mulheres e quatro homens. Além da oportunidade de troca de saberes entre diferentes gerações, os resultados ressaltam os benefícios da utilização de materiais concretos no estímulo ao desenvolvimento cognitivo na terceira idade e indicam a preferência dos idosos pelo dominó, por consistir em um material mais familiar à faixa etária considerada e que explorava um conteúdo matemático presente no seu cotidiano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11132_TB3073_20102024180101.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO GUSTAVO RIECK"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO RIECK"
    "autor_email" => "pedrorieck2209@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Neste artigo descrevemos a aplicação de uma proposta pedagógica, mediada por materiais manipuláveis estruturados, junto a um grupo de idosos participantes de um projeto de extensão universitária, chamado “Voo Livre – Universidade para a Terceira Idade”. A atividade foi concebida por licenciandos em Matemática que atuam em um programa de extensão intitulado “Playground da Matemática”, com o intuito de promover a integração entre os idosos e o ambiente universitário e incentivá-los a manter a mente ativa por meio do manuseio de jogos e solução de desafios relacionados a conceitos matemáticos. A partir das interações prévias entre os membros dos projetos extensionistas, conjecturou-se a preferência dos idosos por materiais manipuláveis com os quais eles já possuíam alguma familiaridade. Com isso, a atividade pautou-se na utilização de materiais concretos, como o tangram e o dominó, para explorar alguns conceitos geométricos (projeção e perspectiva) e aritméticos (soma e subtração de números racionais). Nesse contexto, temos como objetivo investigar o potencial da utilização de materiais manipuláveis no desenvolvimento cognitivo de idosos. Pela natureza do objetivo, adotamos uma abordagem qualitativa e interpretativa, buscando compreender as potencialidades do uso de materiais didáticos manipuláveis por pessoas da terceira idade. Os dados analisados são provenientes das reflexões de quatro licenciandos em Matemática, registradas após a aplicação da atividade didática com um total de 19 idosos, sendo quinze mulheres e quatro homens. Além da oportunidade de troca de saberes entre diferentes gerações, os resultados ressaltam os benefícios da utilização de materiais concretos no estímulo ao desenvolvimento cognitivo na terceira idade e indicam a preferência dos idosos pelo dominó, por consistir em um material mais familiar à faixa etária considerada e que explorava um conteúdo matemático presente no seu cotidiano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.