OFICINAS DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA EM EDUCOMUNICAÇÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112622 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5329 "inscrito_id" => 15516 "titulo" => "OFICINAS DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA EM EDUCOMUNICAÇÃO" "resumo" => "Este artigo pretende apresentar a atividade formativa de oficinas em comunicação e Expressão, que foram realizadas em unidades escolares da rede pública estadual da Bahia. Um trabalho desenvolvido pelo Instituto Anísio Teixeira, órgão vinculado à secretaria de educação do estado da Bahia. O objetivo dessas oficinas é desenvolver a habilidade de comunicação e expressão dos estudantes, tendo em vista que segundo a BNCC esta é uma competência importante para que eles sejam capazes de expressar suas ideias em diferentes contextos, e através de diferentes meios. Essa proposta converge com a perspectiva da educomunicação, pois, integra pressupostos sobre mídias na educação, ao incentivar os estudantes a falar em frente às câmeras e gravar conteúdos pedagógicos. Estas oficinas foram pensadas a partir da percepção de que as unidades escolares, em muitas de suas atividades, convidam os estudantes a falar, fazer apresentações sem desenvolver as habilidades de comunicação. A oficina é constituída por jogos teatrais e exercícios que visam melhorar respiração, leitura, escrita, postura, dicção e com isso trazer a expressividade para o corpo. Nesse artigo apresentamos, através de suas narrativas, as aprendizagens desenvolvidas durante as oficinas quando os estudantes vão sendo instados a se comunicar e se expressar com mais segurança e assertividade. O resultado desse trabalho nos mostra o quanto importa para eles assumir uma posição de autonomia na vida profissional e educacional sendo capazes de se expressar com clareza, e em diferentes situações, numa perspectiva de emancipação e cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15516_TB5329_23052024175851.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDINEIA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Valdineia Olive" "autor_email" => "valdineiagal@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112622 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5329 "inscrito_id" => 15516 "titulo" => "OFICINAS DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA EM EDUCOMUNICAÇÃO" "resumo" => "Este artigo pretende apresentar a atividade formativa de oficinas em comunicação e Expressão, que foram realizadas em unidades escolares da rede pública estadual da Bahia. Um trabalho desenvolvido pelo Instituto Anísio Teixeira, órgão vinculado à secretaria de educação do estado da Bahia. O objetivo dessas oficinas é desenvolver a habilidade de comunicação e expressão dos estudantes, tendo em vista que segundo a BNCC esta é uma competência importante para que eles sejam capazes de expressar suas ideias em diferentes contextos, e através de diferentes meios. Essa proposta converge com a perspectiva da educomunicação, pois, integra pressupostos sobre mídias na educação, ao incentivar os estudantes a falar em frente às câmeras e gravar conteúdos pedagógicos. Estas oficinas foram pensadas a partir da percepção de que as unidades escolares, em muitas de suas atividades, convidam os estudantes a falar, fazer apresentações sem desenvolver as habilidades de comunicação. A oficina é constituída por jogos teatrais e exercícios que visam melhorar respiração, leitura, escrita, postura, dicção e com isso trazer a expressividade para o corpo. Nesse artigo apresentamos, através de suas narrativas, as aprendizagens desenvolvidas durante as oficinas quando os estudantes vão sendo instados a se comunicar e se expressar com mais segurança e assertividade. O resultado desse trabalho nos mostra o quanto importa para eles assumir uma posição de autonomia na vida profissional e educacional sendo capazes de se expressar com clareza, e em diferentes situações, numa perspectiva de emancipação e cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15516_TB5329_23052024175851.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDINEIA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Valdineia Olive" "autor_email" => "valdineiagal@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }