Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SOBRE A EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “ÁFRICA PENTEADOS INDÍGENAS AFRICANOS”. : UM ESTUDO DOS OVAHIMBAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 06 - Educação e relações étnico-raciais
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110749
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2633
    "inscrito_id" => 7585
    "titulo" => "SOBRE A EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “ÁFRICA PENTEADOS INDÍGENAS AFRICANOS”. : UM ESTUDO DOS OVAHIMBAS"
    "resumo" => "A escolha do nosso objeto de pesquisa tem por base a exposição fotográfica “África Penteados Indígenas” (2016), um estudo dos Ovahimba. O acervo acondicionado na reserva técnica do NEAI– Núcleo de Estudos Africanos e Indígenas reúne quarenta fotografias, uma a uma, reunindo um enorme potencial científico da documentação visual revelando cultura material, mitos e ritos africanos. Do monumental passado pastoril, por exemplo, ainda hoje os variados tipos de sidelock da tradição egípcia são um legado que permanece inalterado no “Cattle Complex”. A prova tangível mais óbvia dessa identidade pastoril são os Himba (ovahimba), falantes de herero (otjiherero), de língua bantu centro-africana. Hoje, habitando no Noroeste da Namíbia e sudoeste de Angola, pertencentes a antiga migração bantu que partiu do corredor nilótico em direção a África Central, como sugeridos nos dados arqueológicos. Nesse sentido, tendo como base a exposição fotográfica “África Penteados Indígenas Africanos” do acervo NEAI, objetivou-se no máximo explicar sobre as tradições orais, culturas e ritos dos “Ovahimba” aos visitantes do MAI- Museu Afro-Indígena na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão- UEMASUL. O processo metodológico constitui-se em lançar mão de inúmeras fontes como imagens, mapas, textos, panfletos, construindo uma metodologia plural, interdisciplinar. É por meio desta que lançamos mão para que o público visitante da exposição “África Penteados Indígenas” vire o tema pelo avesso, construa narrativas plurais, valorizem crenças, costumes, memórias não oficiais [memórias alternativas). Como resultado, apresentou-se cartilha de educação patrimonial, aporte didático da temática a história Ovahimba conectada ao Egito Antigo aos visitantes do MAI, promovendo assim a metodologia aplicada da história conectada. Portanto, levar informações sobre a diversidade cultural destes povos para o público visitante do MAI, propiciou a disseminação dos saberes, mitos e ritos africanos, enfatizando, assim, a história dos Ovahimba como parte importante da história global."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7585_TB2633_27102024233443.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA SÁ SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA"
    "autor_email" => "gabriela.silva@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110749
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2633
    "inscrito_id" => 7585
    "titulo" => "SOBRE A EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “ÁFRICA PENTEADOS INDÍGENAS AFRICANOS”. : UM ESTUDO DOS OVAHIMBAS"
    "resumo" => "A escolha do nosso objeto de pesquisa tem por base a exposição fotográfica “África Penteados Indígenas” (2016), um estudo dos Ovahimba. O acervo acondicionado na reserva técnica do NEAI– Núcleo de Estudos Africanos e Indígenas reúne quarenta fotografias, uma a uma, reunindo um enorme potencial científico da documentação visual revelando cultura material, mitos e ritos africanos. Do monumental passado pastoril, por exemplo, ainda hoje os variados tipos de sidelock da tradição egípcia são um legado que permanece inalterado no “Cattle Complex”. A prova tangível mais óbvia dessa identidade pastoril são os Himba (ovahimba), falantes de herero (otjiherero), de língua bantu centro-africana. Hoje, habitando no Noroeste da Namíbia e sudoeste de Angola, pertencentes a antiga migração bantu que partiu do corredor nilótico em direção a África Central, como sugeridos nos dados arqueológicos. Nesse sentido, tendo como base a exposição fotográfica “África Penteados Indígenas Africanos” do acervo NEAI, objetivou-se no máximo explicar sobre as tradições orais, culturas e ritos dos “Ovahimba” aos visitantes do MAI- Museu Afro-Indígena na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão- UEMASUL. O processo metodológico constitui-se em lançar mão de inúmeras fontes como imagens, mapas, textos, panfletos, construindo uma metodologia plural, interdisciplinar. É por meio desta que lançamos mão para que o público visitante da exposição “África Penteados Indígenas” vire o tema pelo avesso, construa narrativas plurais, valorizem crenças, costumes, memórias não oficiais [memórias alternativas). Como resultado, apresentou-se cartilha de educação patrimonial, aporte didático da temática a história Ovahimba conectada ao Egito Antigo aos visitantes do MAI, promovendo assim a metodologia aplicada da história conectada. Portanto, levar informações sobre a diversidade cultural destes povos para o público visitante do MAI, propiciou a disseminação dos saberes, mitos e ritos africanos, enfatizando, assim, a história dos Ovahimba como parte importante da história global."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7585_TB2633_27102024233443.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA SÁ SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA"
    "autor_email" => "gabriela.silva@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A escolha do nosso objeto de pesquisa tem por base a exposição fotográfica “África Penteados Indígenas” (2016), um estudo dos Ovahimba. O acervo acondicionado na reserva técnica do NEAI– Núcleo de Estudos Africanos e Indígenas reúne quarenta fotografias, uma a uma, reunindo um enorme potencial científico da documentação visual revelando cultura material, mitos e ritos africanos. Do monumental passado pastoril, por exemplo, ainda hoje os variados tipos de sidelock da tradição egípcia são um legado que permanece inalterado no “Cattle Complex”. A prova tangível mais óbvia dessa identidade pastoril são os Himba (ovahimba), falantes de herero (otjiherero), de língua bantu centro-africana. Hoje, habitando no Noroeste da Namíbia e sudoeste de Angola, pertencentes a antiga migração bantu que partiu do corredor nilótico em direção a África Central, como sugeridos nos dados arqueológicos. Nesse sentido, tendo como base a exposição fotográfica “África Penteados Indígenas Africanos” do acervo NEAI, objetivou-se no máximo explicar sobre as tradições orais, culturas e ritos dos “Ovahimba” aos visitantes do MAI- Museu Afro-Indígena na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão- UEMASUL. O processo metodológico constitui-se em lançar mão de inúmeras fontes como imagens, mapas, textos, panfletos, construindo uma metodologia plural, interdisciplinar. É por meio desta que lançamos mão para que o público visitante da exposição “África Penteados Indígenas” vire o tema pelo avesso, construa narrativas plurais, valorizem crenças, costumes, memórias não oficiais [memórias alternativas). Como resultado, apresentou-se cartilha de educação patrimonial, aporte didático da temática a história Ovahimba conectada ao Egito Antigo aos visitantes do MAI, promovendo assim a metodologia aplicada da história conectada. Portanto, levar informações sobre a diversidade cultural destes povos para o público visitante do MAI, propiciou a disseminação dos saberes, mitos e ritos africanos, enfatizando, assim, a história dos Ovahimba como parte importante da história global.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.